segunda-feira, janeiro 31, 2005

Aponte aqui o que está mal com a minha coluna

Entra a D. Custódia na consulta e após algumas frases iniciais lá vem a pergunta sacra:
- Então, em que é que lhe podemos ajudar?
Seguida pela resposta não menos sacra:
- Ó Sr. Doutoore. Vinha cá mostra as minhas análises. Na altura doía-me bastante a coluna.
Estávamos nós (eu e o colega de MGF) a olhar para o RX da coluna quando a doente "saca" de outro papel e pede:
- Podiam-me apontar aqui o que está mal com, a minha coluna?
Olhei para o papel e era uma fotocópia de uma imagem do esqueleto humano que tinha o número das vértebras. A Srª confessou:
- Eu já li o relatório do RX mas não percebi patavina. Mas depois fui procurar e encontrei este esquema. Pelo menos já percebi algumas letras com números que aí aparecem.
Após a observação do RX e posterior confirmação com o relatório chegámos à conclusão que não havia nenhuma alteração óssea que justificasse as dores da Srª (que entretanto tinham passado com um analgésico). No entanto o relatório referia para além de uma osteopenia marcada (diminuição da densidade dos ossos que a partir de determinado nível se chama osteoporose e que propicia ao desenvolvimento de fracturas ósseas) algumas alterações minor, sem relevância clínica em várias vértebras, que tanto tinham intrigado a doente.
Depois de convenientemente esclarecida lá foi para casa medicada com Alendronato (medicamento para prevenir o agravamento da osteopenia) já que também trazia uma densitometria que confirmava os resultados do RX.


Comentários:

Temos uma estudiosa! ;) Porque não se candidata ela a medicina? Gostaria de a praxar! :P  

Gostei... uma pessoa que quando não sabe pergunta! E ainda por cima, quer saber mais.  
Enviar um comentário

«Inicial