quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Mais uma pérola jornalística da TVI

Passou ainda há pouco no Jornal da Noite... Era sobre a infertilidade.

Que a infertilidade é um drama, para todos aqueles que querem ter filhos, é certo, mas há que ter decência quando se transmitem as "reportagens".

Ora não é que segundo a TVI, a infertilidade afecta 1 milhão e meio de portugueses? Na verdade, estima-se que a infertilidade atinja cerca de 10% dos casais em idade fértil (e que ao fim de 1 ano de relações sexuais regulares, sem métodos contraceptivos, não conseguem engravidar). Vamos então fazer algumas contas... Segundo o INE, em Portugal existem 7 064 300 habitantes entre os 15 e os 64 anos. Se considerássemos que todos estes, estariam em idade fértil e com relações sexuais regulares, mesmo assim, o número estimado de afectados, seria menos de metade do número anunciado pela TVI (cerca de 706 mil)

O outro destaque da reportagem era que "em Portugal é preciso pagar para ter um filho". Que os tratamentos de inseminação in vitro custavam cerca de 5000 euros e que os casais andavam a poupar durante anos, para terem dinheiro para os tratamentos. Depois, aí em 10 segundos da reportagem, dizem que afinal, os hospitais públicos oferecem estes tratamentos, mas que não têm capacidade de resposta adequada e que as listas de espera são intermináveis (entre 1 a 2 anos). Ora pergunto eu, um casal que "poupa dinheiro durante anos", não podia aproveitar esse tempo para estar na lista de espera? E 1 a 2 anos é um "tempo interminável" para uma situação não urgente?
E os milhares de casais tratados no serviço nacional de saúde? Não contam? Esses não aparecem na reportagem, para poderem "mostrar" como o atendimento "gratuito" no SNS foi eficaz?

Haja paciência para aturar este jornalismo de vão de escada!

Comentários:

O truque é naturalizarem-se chineses ou indianos...Com custos mto longe dos tais 5000 euros...

http://www.zonafranca.blogspot.com/  
Enviar um comentário

«Inicial