sexta-feira, abril 15, 2005

Soberano... mas nem tanto!

Diz-se que em Democracia o Povo é soberano... ou talvez não seja.
Parece que é intenção do Governo, aprovar um diploma para limitação do número de mandatos de cargos políticos. Na minha opinião é uma das maiores aberrações que já ouvi... É a própria negação do princípio democrático, onde todos são livres de se candidatar e todos são livres (e têm o dever) de eleger!
Bem sei que há políticos de carreira, que estão nos mesmos cargos há mais de 20 anos... Bem sei que há muito quem seja contra isso. E então??? Pergunto eu.

Será que nas Empresas Privadas, também vão limitar o número de mandatos do seu Presidente?
Quem é que elege os políticos para estes cargos? Não é o povo? Então, se o povo não quer que os políticos fiquem lá 20 anos, que votem noutros. Agora impedir um autarca (por exemplo), que está a fazer um bom trabalho de continuar na Presidência da Câmara e colocar lá um inútil, só porque o primeiro já lá está há muito tempo, é um absurdo!

Talvez assim possa haver mais uns lugares para uns boys... E não me venham com o argumento do favorecimento do clientelismo, porque esta limitação não muda nada disso... Se quiserem põem lá o primo ou o sobrinho e vai dar tudo ao mesmo... O que é preciso é responsabilização, esse palavrão a que os portugueses são tão avessos!!!

Comentários:

também não percebi que ideia é essa!
se bem que o rotativismo seja bom, mesmo em relação aos politicos; mas a verdade é que não vejo fundamento para a medida a ser tomada...
acima de tudo, e com razão, o que faz falta é responsabilidade!!  

Não vejo bem qual seja o problema. Já existe limitação de pessoas elegíveis. Por exemplo: só de pode candidatar a PR quem tem mais de 35 anos e o PR só pode fazer 2 mandatos consecutivos.
Um cadastro não limpo pode não permitir a candidatura de determinada pessoa, assim como a abstenção em eleições prévias.
A democracia é também isto mesmo: regras, que podem "limitar" de algum modo a "liberdade" de qualquer um de nós.
E sinceramente, acho a medida boa, especialmente em relação a autarcas. Provavelmente conheces mal a realidade de minicipios pequenos, em que e existencia de um presidente com 12, 15 anos de mandato, de poder, de relações, condiciona (e muito) a liberdade de opção das pessoas  

vivemos em democracia?
SE democracia, fôr cada um ter o direito de não cumprir uma lei porque não foi o seu partido que a publicou, então tá!
SE fôr os representantes do povo (os eleitos) acharem e decretarem que democracia não é monarquia, e que os representantes do povo (aqueles que este elege) só o podem ser por X anos, então tá!
SE fôr o mesmo mas porque não se quer que o povo escolha os que acha serem os melhores e os re-elegam, então não tá!
SE fôr para arejar os ditos, então não é preciso lei, mas sim bom senso POLÍTICO.  

A nossa democracia reside na politica do Factor C ... acho que nao preciso de acrescentar mais nada  
Enviar um comentário

«Inicial