quinta-feira, maio 19, 2005

Igualdade entre homem e mulher

Descobri uma cronologia sobre a evolução dos direitos das mulheres em Portugal.
Tem coisas do tipo:
"1911 Constituição da República.

As mulheres adquirem o direito de trabalhar na Função Pública.

A médica Carolina Beatriz Ângelo, viúva e mãe, vota nas eleições para a Assembleia Constituinte, invocando a sua qualidade de chefe de família.

A lei é posteriormente alterada, reconhecendo apenas o direito de voto a homens."

"
1933 Nova Constituição Política do Estado Novo que estabelece a igualdade dos cidadãos perante a lei, "salvas, quanto à mulher, as diferenças resultantes da sua natureza e do bem da família" (Art.º 5.º)."

"
1967 Entrada em vigor do novo Código Civil. Segundo este, a família é chefiada pelo marido, a quem compete decidir em relação à vida conjugal comum e aos filhos."

Comentários:

hoje em dia a mulher ja conseguiu muito!
defendo a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, igualdade de direitos e deveres e não a igualdade dos sexos!

defendo que a mulher deva puder ter o mesmo acesso a cargos profissionais e familiares (se é que se pode dizer assim) e não que a mulher os obtenha por sistemas de percentagens...you know what i mean?  

nem mais , e falta ai o pior de todos , que a mulher deve obediencia ao homem ( marido) e sabe que as penas , eram diferentes entre homens e mulheres , um homem traido podia matar e não era punido e a mulher era morta , ah! ! pois...  

apesar de muita coisa ter evoluido , nos codigos e nos manuais se assim de pode definir ainda existe uma mentalidade machista que predomina. por mais que se queira a mulher ainda esta ligada a maternidade e a casa , não se moda centenas de ano em duas decadas , é pena mas é assim . e por cá estamos nós bem , por em certos paises até se treme são carne para canhão  
Enviar um comentário

«Inicial