quinta-feira, maio 29, 2008

Porque as Questões são o progresso

Em ciência, o mais importante são as questões. Depois delas serem colocadas é só procurar as respostas. Os caminhos podem ser os mais diversos, mas com maior ou menor imaginação, mais ou menos trabalho, com uma mentira (estatística) melhor ou pior, ..., os resultados aparecerão e as soluções (ou não) também. Assim, servem estas palavras, para introduzir, uma vez mais, um problema actual como a obesidade.
É por demais evidente que os hábitos alimentares e os níveis de actividade física, da população em geral, se encontram completamente desregulados. Gordura e açúcares a mais, parca utilização das pernas e braços, dão origem a problemas graves de saúde (quiçà de saúde pública). Já não digo que será necessário encontrar soluções no combatar à má alimentação e procurar aumentar os níveis de actividade física, pois isso é por de mais evidente. Mas este problema da obesidade ainda estará muito no início.
Ainda pouco sabemos do que está associado ao excesso de peso. As consequências cardiovasculares são conhecidas em parte. A associação à diabetes está documentada. Vão surgindo novas classificações e doenças, como a síndrome metabólica. Mas acima de tudo importa perguntar: que mais poderá acontecer? poderá a obesidade levar ao cancro (essa palavra que assusta muita gente)?
Sem ser um grande especialista na matéria e utilizando conceitos básicos, será possível realizar este raciocínio:
O exercício físico aumenta a libertação de cortisol e endorfinas. Estas vão levar ao aumento da produção de hormona libertadora de gonadotrofinas (GhRH). A gordura visceral liberta leptina, que diminui a GnRH. Assim, estas alterações do ambiente endócrino poderão levar, entre outras, a alterações do desenvolvimento sexual. Será de esperar que as populações mais obesas tenham uma puberdade mais precoce enquanto aquelas fisicamente mais activas entrem nesse estadio mais tardiamente. Se é verdade ou não, não sei, mas penso que é uma questão com alguma relevância. Tornando-se mais importante se pensarmos que uma menarca precoce aumenta o risco de cancro da mama.

Após ter escrito este pequeno texto, fiz um pesquisa rápida no PubMed. Deixo aqui e aqui dois abstracts que se debruçam sobre o problema supracitado.

Comentários:

Indiquei este blog no meu, em post relativo ao Blog Day. Abraço
Jorge  

Este blog terminou ou simplesmente uma pausa sabatica?  

Me surpreendeu q em Bonito MS existe a única agência de viagem 24h.(agência AR)

Bom…o que importa é q agora vou poder acompanhar o site.

E sempre bom passar por aqui e verr essas notícias, sempre interessantes

O conteúdo é ótimo.
Parabénsssss  

Oito ou nove meses atrasado, cá vai.
Há muitas provas inequívocas que a obesidade pode ser percussora do cancro. Aliás, dos factores de risco nos cancros ginecológicos e no cancro da mama são a obesidade, a alimentação em termos de gorduras... Isto porque as células gordas são capazes de gerar estrogénio e quanto mais estrogénio houver...  

FENAM lança plano de carreira para os médicos de todo o país! Confira!

http://portal.fenam2.org.br/portal/showData/385658  

Presidente da FENAM fala sobre o PCCV

Entenda melhor este plano, elaborado pela FENAM, CFM e AMB em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) que visa melhorar a carreira médica no setor público e privado.

http://web.fenam2.org.br/tv/showData/385702  

Entrevista: deputado Celso Giglio fala sobre CPI dos cursos de medicina

O deputado estadual Celso Giglio (PSDB/SP), presidente da CPI que vai investigar a proliferação dos cursos de medicina disse estar preocupado com o grande número de abertura de novas faculdades de medicina. Em entrevista exclusiva à Rádio FENAM, o deputado apontou que a qualidade do ensino médico vai ser um dos principais pontos questionados durante a CPI.

Confira a entrevista completa na rádio FENAM: http://portal.fenam2.org.br/portal/showData/385840  

Avalie o Doutor (http://www.avalieodoutor.com.br) é o primeiro site de avaliação de médicos e dentistas pelos próprios pacientes. Vale a pena conferir.  

http://www.ajuda-andre.pt.vu/
por favor visitem e ajudem a passar palavra
obrigada  

A Glance é uma empresa especializada no desenvolvimento e implementação do Software de gestão de clínicas GT – Clinic.

•Importamos os clientes, médicos, acordos, actos médicos e preços de outras aplicações como PHC Primavera SAGE SP.

Poderá contactar-nos em www.glance.pt  

A obesidade conduz ao aumento da probabilidade de cancro.
Tratamento natural  

Parabéns pelo blog!  
Enviar um comentário

«Inicial