quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Abusos



Só o Saddam é que era mau. O tio Sam (Bush) é o bom da fita.

O Iraque é invadido e os iraquianos são maltratados no seu prórpio país por estrangeiros. Como é possível não compreender que os muçulmanos fiquem ofendidos com caricaturas de Maomé?


Comentários:

Claro! O Bush é o herói, o Saddam o mau da fita... Então? Não foi o Bush que salvou o mundo de um ditador perigoso e na posse de armas de destruição massiça???
(ironia...)  

Por acaso não concordo inteiramente com a tua última frase, osso.

Os muçulmanos são fanáticos no que diz respeito à religião.
Era perfeitamente possível caricaturar Deus ou Cristo sem que se gerasse toda esta confusão.  

Aqui em Portugal há tantas anedotas ligadas ao universo religioso, com padres, freiras, simbolos cristãos e não andamos para ai a fazer estragos por causa disso!  

Os cristãos também já o foram, só já não se lembram. Quantos não foram queimados em fogueiras, quantos não foram assassinados por professarem credos diferentes ou excomungados por simplesmente discordarem em determinada matéria?
Além de que a maioria dos cristãos perdeu há muito a chamada fé inabalável (ou doença aos nossos olhos) que os muçulmanos ainda sentem. E se há coisa que deve ser respeitada é a fé alheia (seja ela num deus, em vários ou em nenhum).
Cada cultura tem a sua própria evolução. O seu próprio tempo. Não me parece que esteja nas mãos do Ocidente protagonizar uma segunda versão das cruzadas. Porque a nossa fé é que está certa? Vamos obrigar as mulheres a tirarem os lenços? Não será isso tão bárbaro quanto as obrigar a usar? (estava a lembrar-me do exemplo francês)
Mas isto é uma discussão interminável em que todos estão certos e todos errados - não fosse o assunto uma questão de fé...  

Os rabiscos não têm nada a ver com o que se passa nas prisões iraquianas [ou em Guantanamo], doutor.  
Enviar um comentário

«Inicial