segunda-feira, março 19, 2007

Desperdícios de Dinheiro...

Quantos professores estão no desemprego?
Quantas vagas abrem todos os anos em faculdades públicas, para formar professores?

Não será isto um desperdício enorme de recursos e dinheiro?

As vagas nas escolas de medicina aumentam de ano para ano, supostamente porque haverá muitos médicos a reformar-se em breve (curioso é que a idade da reforma aumentou). As populações queixam-se de falta de médicos. Portugal tem das taxas mais altas da União Europeia de médicos por cada 10 000 habitantes. Será mais fácil continuar a abrir as portas das faculdades (descurando a formação) ou distribuir os médicos com maior racionalidade?

Quanto custa formar um médico?
Somos ricos o suficiente para nos darmos ao luxo de termos médicos no desemprego?

Comentários:

No que da Saúde Diz respeito, ninguém parece ter a minima noção de quanto custa FORMAR um Profissional de Saúde!

Como opinião pessoal, penso que as lutas de interesses e atrasos na saúde diminuiam se se dividi-se o publico do Privado! Ou seja quem trabalhavano Privado só poderia trabalhar nessa área e vice-versa... Isto a ser aplicado na Saúde, bem como em todas as outras áreas, faria realmente uma diferença positiva!

Gostei do blog, por isso vou regressando!  

Considero mais positiva a integração do privado no público. Assim os melhores estariam à disposição do povo e não apenas para algumas elites. Deste modo também o estado conseguia rentabilizar as suas instituições.
Passo a explicar. Todo o doente com seguro de saúde que entre num hospital é atendido como doente privado e o seguro paga. Se não tem seguro é atendido como cidadão comum e o estado paga. É claro que os dos seguros poderão fazer cirurgias ou receber tratamentos fora do hospital onde é feito o internamento de modo a ter um processo mais rápido e com menores custos para a seguradora (esta mesmo procura onde resolver o problema).

Quanto aos custos de formação, os cursos de saúde são mais dispendiosos mas formar 1000 advogados para o desemprego também não sai barato...  
Enviar um comentário

«Inicial