domingo, março 04, 2007

IP4

No seguimento do post anterior do osso, acho que devo por aqui preto no branco (ou no cinzento, neste caso), uma situação pessoal.

No ano de 2005 fiz a IP4, 4x por semana. Numa das muitas viagens, na subida do Alto de Espinho, a 80km/h (dentro do limite de velocidade), sem sentir perigo ou desconforto na condução, sem pinga de álcool no sangue, durante o dia, com visibilidade e sem chuva/nevoeiro/outros condicionantes, perdi o controlo do carro numa curva. A curva nem era apertada... Felizmente ia a subir. Andei a dançar entre as faixas de rodagem, lá se foram uns pinos ao ar. Felizmente não vinham carros no sentido contrário, senão não haveira ninguém aqui a escrever. Consegui controlar o carro... Na faixa contrária. Camião de frente. Toca a parar na berma, do lado contrário. Coração em taquicardia atroz. Pegar no telemóvel para avisar a GNR. Sem rede. Outro camião pára, para me deixar voltar à minha faixa. Subo mais 2km até à área de descanço do Alto de Espinho. Rede de telemóvel. 112. Explico a situação. Sim, estou bem, não aconteceu nada, mas há pinos soltos na estrada que podem provocar outro acidente. 'Não saia daí que vamos já mandar patrulha'. Não iria sair enquanto os bpms não descessem dos 120. Patrulha chega e explico a situação. Arrogantemente 'Se partiu pinos vai ter de os pagar'! Única preocupação dos homens :( 'Vamos dar uma volta a ver o que aconteceu'. Lá foram de pirilampos azuis cruzando duplas linhas. Voltaram. 'Deve ter perdido o controlo do carro num banco de areia que está no meio da estrada, junto à linha separadora'. Perguntei se avisariam os serviços de manutenção. 'Claro que sim'.

Estive cerca de 15 dias sem utilizar o IP4. Obviamente pelo susto. Ainda bem que a estrada de mesão régua é bonita. 15 dias depois voltei a fazer o percurso. O banco de areia ainda lá estava.

Pergunta 1: Se estivesse a descer um camião quando perdi o controlo de quem ia ser a culpa? Álcool? Excesso de velocidade? Adormeceu? Eu ou o desgraçado do camionista? A estrada obviamente não teria culpa... coitadinha, já lá está há tanto tempo...

Pergunta 2: Foram limpar a estrada só quando houve um acidente 'a sério'? Por culpa de álcool, velocidade, sono, má manutenção dos carros?