domingo, julho 29, 2007

Obesidade

Através da evolução internacional, Portugal já devia ter aprendido.
Mas parece que não... Os números continuam a aumentar e não são tomadas medidas de fundo, para alterar esta epidemia.

Comentários:

Caro Osso:
É na realidade uma fatalidade da qual todos os países desenvolvidos estão a sofrer. Portugal, por ser uma pais onde "se come bem, bebe melhor e se pratica o desporto de sofá" sofre mais com isso e estamos numa posição invejável, a apanhar os Ingleses e Americanos.
Há 10000 anos tínhamos que caçar para comer. Agora caçam-nos os doces, as bebidas refrigerantes e as gorduras. O nosso genoma não tem capacidade para evoluir desta maneira... Não foi para isto que fomos criados.
Fica aqui um post no www.mesadaciencia.blogspot.com que te aconselho a visitar!
http://mesadaciencia.blogspot.com/search?q
=obesidade  
Enviar um comentário

«Inicial

quarta-feira, julho 25, 2007

Mau

É assim que se pode definir o desempenho do governo.
Actualmente existem diversos casos, demasiados casos:
Educação e Saúde, são os principais e também são a principal "base" do país.
Na educação a "casa começa a ser construída pelo telhado"! Os alunos recebem computadores em troco de 150€, procura-se informatização das escolas em lugar da obtenção de resultados e da formação dos alunos.
Na saúde, começamos pelo fecho de diversos SAP (serviços de atendimento permanente), prosseguimos pelas recusas de reforma antecipada e podemos continuar com as medidas falhadas como a venda de medicamentos fora das farmácias.
Apesar disto tudo o que caracteriza este governo é a perseguição política, a falta de liberdade e o centralismo. Charrua, Centro de Saúde de Vieira do Minho e Rui Rio, são apenas alguns exemplos. Por isso Manuel Alegre luta contra o Medo...
Tudo isto sem esquecer o "burro" do PM...

domingo, julho 22, 2007

Monopólio TvCabo

A TvCabo e a SportTv continuam com a sua imposição ao mercado.
O último episódio é a tranmissão da Fórmula 1. Nos canais fornecidos pelas empresas de cabo há 2 ou 3 que transmitem esta prova mundial. Contudo durante as provas os canais que não a SportTv, para assinantes, são "cortados".

Não estará a TvCabo a ser beneficiada?
Não estarão os clientes a ser prejudicados?

quarta-feira, julho 18, 2007

Combate à paisagem (deserto)

Mais um dia, mais notícias de centralismo. Desta feita é a RTP. Como pode um vereados socialista pedir ao presidente da câmara do Porto para "salvar " a RTP informativa no Porto, quando a RTP está em VNGaia? Não tape o sol com a peneira Sr Assis. Defenda aqueles que o elegeram e não os empurre para Lisboa, só para salvar o seu poleiro...

E se o Porto, o Norte, o Interior e todo o resto da paisagem, que é Portugal, boicotassem os serviços informativos da RTP? Não seria um bom combate à desertificação do país, ao centralismo e às políticas fascistas?
Mais ainda, se as empresas Centralistas fossem boicotadas? Se as empresas estrangeiras, das quais o investimento é deslocado para Lisboa, fossem boicotadas?


Acho que já não deve faltar muito para a polícia me estar a bater à porta, a mando de um qualquer ministro deste governo fascista...

Exames

Ao que parece, não se aprende com os erros. Ano após ano, é de erros que se fala na altura de exames. Não nos erros de que se devia falar (como os que levam à fraca educação, fracos resultados, etc) mas nos erros de enunciado.

No que a este assunto diz respeito tenho uma posilção muito particular: Considero que o exame deveria ser anulado.
Se não vejamos: o aluno vai encontrar o erro, ou não. Na primeira situação, vai descobri-lo após várias tentativas e muitos minutos perdidos, ou simplesmente olha para lá e vê que está mal (o que não parece um raciocínio muito provável, estando perante um exame). No segundo caso, por falta de conhecimento, não repara que a gralha está presente.
Caso a pergunta mal formulada seja anulada, aqueles que procuraram ultrapassar a dificuldade sairão prejudicados, sendo os restantes beneficiados. Ao anular o exame estamos a obrigar a uma nova avaliação - em igualdade de circunstâncias para todos.
Sei que é uma posição um pouco extremista, mas porque razão os faltosos não serão penalizados (o ministério, responsável máximo pelos exames, não sofre qualquer revés enquanto que para um aluno pode causar uma volta completa na sua vida...)?


PS: espero que o meu exame não tenha erros, pelo menos tantos como aqueles que existiu no ano passado (13!). Que tipo de seriação se pode fazer assim?

Insulto!

É no mínimo o que estão a fazer aos médicos que se declararam objectores de consciência, no que ao aborto diz respeito. Tal como o texto, do link, afirma o Juramento de Hipócrates "obriga" a prestar cuidados a todos os que dele necessitem.
Já aqui afirmei que considero os médicos diferentes, esta é uma das razões...

terça-feira, julho 17, 2007

Poluição

Já temos os carros nos passeios.
Agora este estudo do expresso veio mostrar o "cancro" que se respira nas cidades portuguesas.
Quando é que os nossos olhos serão abertos? Quando utilizaremos os transportes públicos (em muitas situações quando serão eles disponíveis para a população)? Quando será criado estacionamento automóvel?
Para mais tarde fica a questão das buzinas...

Corrupção

Este post de Pedro Morgado fez-me ver outra face da corrupção nacional.
Se um árbitro não pode receber nada de um clube, porque é corrupção;
Se um médico não pode receber nada de um laboratório, porque é corrupção;
Porque podem os partido oferecer tudo (viagens e promessas, nunca trabalho sério) aos portugueses? Não é isto corrupção na mesma medida?

domingo, julho 15, 2007

Eleições em Lisboa

Este é o único post que escrevi sobre o tema do momento.
Como esperado, teremos o Governo à frente da câmara de Lisboa. Agora será (ainda) mais fácil criar um deserto em volta da capital.
O centralismo é bem demonstrado pela comunicação social. RTP, SIC, TVI, RTPN, SICNotícias, todos dedicaram durante mais de 2 horas as suas transmissões a este evento eleitoral.

quinta-feira, julho 12, 2007

Vergonha!

É só assim que consigo classificar os resultados dos exames de matemática do 9º ano?

E mesmo assim a passagem para o ano seguinte está garantida. Mais uma vergonha!

Conclusão vamos ter "burros" com o 12º ano! Também para quem tem um "burro" como primeiro ministro...

quarta-feira, julho 11, 2007

Comunicação Social medíocre

Em Portugal apenas se realçam as notícias diárias. Passando os olhos pela comunicação social escrita, televisiva e radiofónica não vemos qualquer “causa” a ser defendida. Raptos, agressões, incêndios, etc, são as nossas notícias do dia, todos os dias. Muitos são os temas que poderiam ser alvo de acção pela comunicação social, entre eles enumero: alterações climáticas e defesa do ambiente, obesidade, educação, serviços de saúde, justiça, etc.
Relembro que a comunicação social poderia ser um meio de formação não só cívica mas também do português (falado e escrito). Contudo com muitos benefícios que a comunicação social poderia ter na sociedade verifica-se que poucos são utilizados e a luta pelas vendas/audiências leva a que muitos “ideais” sejam trocados pela chamada “imprensa cor-de-rosa”. Deste modo a comunicação social contribui para a decadência formativa nacional, liderada por um primeiro ministro “pseudo-engenheiro”, enganador e tirano.

segunda-feira, julho 09, 2007

Obesidade - caso clínico

Hoje vi com os meus olhos, numa rua como outra qualquer, uma pequenina de 3 anos (não teria mais do que isso) a correr num passeio. No seu encalce seguia a sua mãe (suponho eu), sem que a conseguisse agarrar devido ao corpo do seu peso (leia-se peso do seu corpo).

Este poderá ser um dos primeiros problemas que surgem quando não se contrala a boca.

A quantidade de obesos tem aumentado a um ritmo alucinante e é necessário responsabilizar as pessoas pelas suas opções.

Comentários:

Realmente alguém que não consegue correr devido ao "corpo do seu peso" é digno de figurar num post!
Responsabilizar como? O facto de servirem de motivo de chacota em blogs não é castigo que chegue?  

Só eu é queria ser mais pesado e não passo da cepa torta... Dá deus dentes a quem não gosta de nozes, é o que é...  
Enviar um comentário

«Inicial

O dia a dia

Este filme demonstra a realidade com que muitos deficientes e não só se deparam no dia a dia.
A falta de civismo e o desrespeito pelas regras é constante.
Há que mudar. Há que fazer Portugal evoluir...

PS: Força Portugal; Força Parolímpicos. Boa sorte para Pequim.

sábado, julho 07, 2007

Juramento de Hipócrates

"Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

em Wikipédia
Com um juramento assim, tão antigo e tão actual, são coisas como estas que tornam os médicos diferentes (de pessoas comuns).

quinta-feira, julho 05, 2007

Mais avanços na Reprodução Medicamente Assistida

A Reprodução Medicamente Assistida já foi realizada com um ovo maturado fora do corpo humano.

Sem que na notícia surjam valores, parece ser um procedimento caro. Cá para nós portugueses ainda há muita "investigação" a fazer na adopção, para que ela seja viável...

segunda-feira, julho 02, 2007

Combate ao terrorismo

Sr Bush não é a invadir o Afeganistão ou o Iraque que se combate o terrorismo!
O recém empossado Mr Brown tomou medidas muito mais sensatas, aproveitando a força e civismo do seu povo...
Se há coisas que não compreendo... uma é que há pessoas que fazem isto??? outra é médicos a atentar contra a vida?!? Não é suposto "salvarem" vidas?

Aqui deixo uma boa ideia para combater este terrorismo, aprenda Sr Bush.


PS: Já agora e tendo em conta a atitude britânica o Sr Sócrates podia ter coragem semelhante, no que ao tabaco diz respeito... (vamos anos-luz atrasados, mas só no aborto é que importa dizer que a Europa é diferente...)

Comentários:

Os médicos são pessoas como as outras. Há de tudo.  

E há muitos médicos com o "complexo de Deus". Eu diria que muitos desses devem estar mais do que psicologicamente preparados para entrarem numa missão terrorista. Aliás, devem achar-se predestinados e escolhidos para tal. lol  

A vida é o que queremos que ela seja... Só com uma mudança radical poderá trazer alguma paz ao mundo ou ao nosso mundo...
PS: encontrei por acaso o seu blog no google e achei muito interessante...
Um bem haja do Porto e de uma transmontana... :)  

Pedro,
É com muita pena que vejo que a palavra das pessoas cada vez vale menos. Todo o médicos está sujeito ao juramento de Hipócrates, onde entre outras coisas se promete não atentar contra a vida humana (em qualquer das suas fases)...
Assim, os médicos não deveriam ser como os outros  
Enviar um comentário

«Inicial