sexta-feira, agosto 10, 2007

Maus Tratos ou Falta de Educação

Estava eu num café, a ler umas folhas que versavam sobre enfarte miocárdio e factores de risco para doença cardiovascular (obesidade, diabetes, sexo masculino, dislipidemia, tabaco, hypertensão arterial e idade), quando reparo numa senhora que, sem necessidade de fazer cálculos, se pode considerar obesa mórbida (ou seja se medisse 1,70cm teria que pesar mais de 115Kg, que pesava).
Mas o que mais me afligiu não foi ver tanta gordura, mas sim o comportamento. Não só estava a comer 1 croissant com chocolate e a beber Ice Tea como também estava a alimentar duas crianças, uma delas já bastante obesa. Pensado que estamos num café o que poderiam as crianças comer além de torradas cheias de manteiga e sumos? Que tal um copinho de leite e um pão? Mas como se tudo isto não fosse suficiente a referida personagem obrigava as crianças a comer tudo, como se estivesse a dar uma grande educação (mostrando-se bastante rigorosa e agressiva, sem ser violenta).

Quando abandonei aquele café, deparei comigo a pensar se aquela atitude não poderia ser considerada como maus tratos. Considerando que estamos numa época em que as agressões físicas são condenáveis e um crime público, o que aquela mulher estava a fazer não era mais do que a agredir o seu organismo e o daquelas duas crianças, com a agravante de não ser um acto isolado. Dá que pensar não?

Comentários:

Gostei muito do seu sentido critico,é inteligente pensar assim.
Na verdade a nossa educação alimentar é terrivel o que é uma consequençia da de base.
Sem me alongar os media são neste caso os maiores inimigos, a publicidade.
è uma abordagem leve mas tem muito de verdade.

Obrigado pelo seu blog.  
Enviar um comentário

«Inicial