quinta-feira, outubro 04, 2007

Erasmus

Que valor tem o programa Erasmus?
O que significa ter ido em Erasmus?

Do meu ponto de vista este programa não acrescenta praticamente nada à formação académica de quem o faz. Podia acrescentar, mas não acrescenta!
É um programa que apenas pode ser realizado pela "burguesia" da sociedade. E para quê? Simplesmente para fazer um passeio pelo estrangeiro, conhecer novas cidades, novas culturas, e porque não novas pessoas. E trabalho? Pelas ideias que tenho recolhido não há muito disso, afinal só é necessário assinar uns papeis... e depois, pronto, ficam com a nota mais alta do ano anterior (na maioria dos casos).

Em conclusão o programa Erasmus é não só um programa direccionado para algumas minorias, como também um factor de menor formação profissional e para maior ociosidade.

Bem, obter maiores habilitações a passear é muito bom...

Comentários:

E então que dizer do Sócrates??

Do Programa, claro!  

Sócrates (PM) haveria muito a dizer (e mal no que à educação diz respeito).

agora do programa, desconheço.  

Bom, parece-me que o sentido de humor não é um dos seus fortes...ou há em demasia da minha parte!

Muito sinteticamente poderei dizer-lhe que enquanto o Erasmus se aplica à Europa, o Sócrates aplica-se ao resto do mundo.Ah! os Programas, claro.  

osso, mais uma vez, vou discordar contigo. A palavra Universidade foi criada para designar o que se queria que fosse uma educação universal. Ou seja, além do que se aprende nos livros, aprender novas maneiras de pensar, novas maneiras de abordar problemas. Creio que os estudantes do Programa Erasmus ganham muito nesse nível e basta ver que, na grande maioria, se tornam muito melhores alunos depois do referido programa.
A Universidade não é só livros!  

koolricky,

a universidade não é só livros. concordo plenamente.
mas durante a passagem pela universidade é suposto adquirir alguns conhecimentos. os quais durante o período de erasmus são simplesmente "apagados" do programa curricular por mais interesses mais altos (vulgo conhecer novos países...).

para conhecer outros locais existe o tempo de férias. durante esse período o tempo pode ser utilizado entre outras coisas para procurar novas abordagens aos problemas, estabelecer novos contactos, adquirir novas prespectivas..., sem que se descure a formação.

os fundamentos do programa erasmus são bons, agora a sua aplicação é péssima uma vez que oculta o seu principio fundamental que é a partilha do conhecimento numa determinada área (que não o turismo).  

Não generalizemos: há sítios e sítios, há alunos e alunos. A qualidade é altamente variável e, como tal, tem que se saber escolher bem o sítio.
Não conheço ninguém que tenha feito Erasmus que não recomende vivamente, tanto a nível de formação pessoal como profissional. Muitas dessas pessoas já entraram no mercado de trabalho e consideram muito positiva a experiência que tiveram e são muito bem sucedidas naquilo que fazem.  

De todas as pessoas com quem falei sobre Erasmus nunca nenhuma me disse que tinha gostado por causa da experiência profissional.

Agora a recomendação pela experiência é é óbvia.  

Apenas um exemplo: medicina em Paris. De todas aqueles que conheço que foram para lá (e os que não conheço mas são conhecidos dos meus amigos), todos são unânimes ao dizer que se trabalha muito, aprende-se imenso a nível prático e não é local para ir "passar férias". Como a prática é das coisas que mais falta nas faculdades portuguesas, o balanço deles é muito positivo.
Já nunca diria o mesmo em relação a Itália, por exemplo.
Neste momento tenho uma amiga em Madrid que até às teóricas vai "porque aqui aprende-se mesmo" quando cá nunca punha os pés numa.

Daí que eu diga que não convém generalizar ;)  

Sara,
nunca ouvi experiências desse locias que referes. as o~pções daqueles com quem troquei impressões são todas viradas a Itália e para Leste.
Se em Itália a língua não é entrave nos países de Leste já não se pode dizer o mesmo...  

Pois. Sempre que se ouve alguém a dizer que vai fazer erasmus para Itália segue-se sempre um comentário do tipo: "vais de férias para um sítio giro" LOL
Nos países de leste confesso que não conheço ninguém que tenha ido para lá.  

Bem, as maiores experiências que tenho é de estudantes que vêm para o Reino Unido. Na realidade, tudo lhes parece mais fácil porque as aulas são muito menos complicadas do que em Portugal. Não porque se aprenda menos mas porque, por cá (caso ainda não tenham percebido estudo no Reino Unido) o aluno tem que procurar a informação depois da generalidade ser dada na aula. Mas o que conta é que pessoas que estão por cá um ano vão para Portugal e começam a investigar o que se dá nas aulas muito mais facilmente.
Como diz a Sara, creio que cada caso é um caso.
Osso, dizer que as férias servem para que se aprenda adquirir novas perspectivas, abordar os problemas de outra maneira não é uma coisa que se peça a quem quer que seja. Isto porque: (1) férias são para descansar e (2) mesmo um ano é pouco para realmente se entender uma nova mentalidade, quanto mais uma semana...  

Koolricky,
não sei se há alguma faculdade nacional que consiga enviar alunos em erasmus para o reino unido. sei que a fmup, apesar de várias tentativas, nunca consegiu.
quanto à utilização das férias, quem as aproveita demonstra a verdadeira vontade e não apenas um ca pequeno capricho.  

Há faculdades que têm acordos bilaterais com algumas faculdades no Reino Unido. Sinceramente, em Medicina desconheço que existam tais acordos, mas sei que, por exemplo, na FCUL há.  

Não, não falei da medicina. Até porque o curso de medicina no Reino Unido é completamente diferente do curso "Europeu", tanto no modo como abordam a medicina em si como na possibilidade de focar um pouco o estudo para o que se está interessado...  

E quanto às férias, tu na tua eu na minha. 15 dias dão para, como se diz por cá, skim the surface (tirar o coalho ao leite)...  

Olá:) Nao te conheço mas enquanto fazia uma pesquisa por blogs de medicina encontrei o teu... Eu estudo medicina e fiz erasmus em madrid o ano passado. Devo dizer-te que obviamente me diverti imenso mas garanto-te que aprendi muito mais medicina do que teria aprendido em portugal já que lá o ensino é muito mais prático e como já referiram em posts anteriores "até as teóricas valem a pena" já que não são o debitar estupido de temas que recorrentemente ocorre em Portugal. Garanto-te que o meu erasmus foi uma optima experiencia a não só a nivel pessoal mas também a nivel profissional. Faço tençoes de me candidatar como freemover a ir para Paris para o ano.
Entendo perfeitamente que a maioria das pessoas nao estude nada no seu erasmus mas quase todos os estudantes de medicina que conheci em erasmus estudavam e muito. Cada um decide o que quer fazer e a vantagem do ERASMUS é essa - dar-te mais liberdade para poderes decidir o que queres fazer da tua vida.
De qualquer das formas, parabéns pelo blog.  
Enviar um comentário

«Inicial