quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Segurança Pedonal

Por estes dias não parece haver grandes notícias, no verdadeiro sentido da palavra. Temos que nos ficar pela constante e monótona troca de acusações entre governo e oposição.
Em vez disso gostaria de relembrar que há várias dezenas de portugueses que anualmente são vítimas de atropelamento. Se muitos desses se devem simples e exclusivamente a excesso de velocidade ou travessia em local impróprio, por exemplo, haverá muitos outros em que a principal causa será a má visiblidade. Não raramente podem ser vistas passadeiras em que os peões não conseguem ser visto a realizar a aproximação a esta. Passeios completamente tapados por vegetação, veículos, etc. A acrescer a tudo isto ainda há a acrescentar a pouca iluminação nocturna.
Se há muitos que não respeitam as passadeiras por negligência ou (quase) por "princípio", outros haverá que não as respeitarão por má sinalização ou má visibilidade. Para evitar acidentes é necessário uma melhor sinalização,... caso contrário falaremos em incidentes e não acidentes.