quarta-feira, janeiro 25, 2006

Como somos tão limpos?!?!

Como é possível sermos tão limpos?
Ao avaliar características como recuros hídricos e saúde, este estudo parece evidenciar que somos bastante mais despreocupados com o ambiente do que o seu título faz parecer. Se assim não fosse como é possível sermos o país da comunidade europeia que apresentar o ar mais poluído? Como podemos proteger tão pouco a natureza, investir tão pouco em energias renováveis, apresentar elevadas taxas de ozono, pescar mais peixe do que devemos e mesmo assim ter um bom comportamento ambiental? Isto já para não falar na lixeira que são as nossas ruas, mas isso como vimos faz parte da nossa cultura (e do nosso comportamento ambiental, não?).
Ao que parece é a saúde que nos faz subir uns lugares na classificação. Como temos uma saúde que dá tudo a todos, conseguimos baixar bastante a mortalidade infantil e ter vacinas para todos (até já as vamos produzir...).

Facto que merece referência é haver países não desenvolvidos e que são mais "ambientais" do que o nosso.

Comentários:

Acho que basta dar um salto à nossa querida FMUP, supostamente albergando uma elite, ver que apenas algumas honrosas (ambientalistas? bem-educadas? cuidadas?) pessoas não atiram beatas, papeis e outros detritos para o chão. Sempre na prespectiva claro de estarem a lutar contra o desemprego, dando que fazer a funcionários de limpeza, a industriais de material de desinfecção, a estofadores de sofás.
A educação ambiental começa em casa, com pequenos gestos. O desrespeito pelo 'ar', essa coisa sem dono, nem poícia, não é mais que um reflexo da maneira de (não) pensar de hoje.  
Enviar um comentário

«Inicial