segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Falta de acção

Os problemas relacionados com a poluição atingem, cada vez mais, todo o Mundo, principalmente aqueles países que estão junto ao mar (Portugal incluído). No entanto por cá começa-se a falar na hipótese de se instituirem portagens à entrada das grandes cidades (quais Lisboa? há mais?), sem que seja enfrentado o verdadeiro problema.

Em primeiro lugar não existem redes de transportes colectivos que prestem serviços satisfatórios à população da maioria das cidades portuguesas. Além desta lacuna, também nas cidades, vilas e aldeias, é quase impossível encontrar passeios suficientemente largos para que seja possível cruzarem-se 4 ou mais pessoas. Os peões não são suficientemente protegidos em passeios ou passadeiras. Questiono-me, então como é possível começar a pedir às pessoas para se mobilizarem a pé ou em transportes públicos?

Já agora em relação aos pecursos grande distância os preços dos transportes alternativos com um mínimo de conforto não compensam em relação ao dispendido numa viagem de automóvel (basta consultar www.cp.pt e procurar o preço para 2 pessoas numa viagem Porto-Lisboa e calcular os gasto de gasolina para 300 Km e acrescentar as portagens). Além disso parece que para o interior ou são as pontes que caem (como em Castelo de Paiva) ou então os combios que "mergulham".