terça-feira, fevereiro 13, 2007

A Felicidade dos Portugueses

Aqui ficarão algumas passagens do retrato da semana feito por António Barreto no Público Domingo, reportando aos resultados de mais um inquérito social europeu.


Parecem (os portugueses) ser os que menos se interessam por política. A maioria está insatisfeita com a democracia (mais de metade) e com o governo (mais de dois terços). Consideram-se os mais doentes da Europa e mais de metade estão insatisfeitos com o sistema de saúde. Um pouco menos de metade estão descontentes com o sistema de educação. E mais de dois terços estão insatisfeitos com a economia.

(Vimos isto com o referendo e a cada eleição que passa. “Doentes” não sei mas deprimidos – a depressão também é doença – há muitos. Os sistema de saúde não é o melhor mas não é tão mau como o pintam. A educação já a critiquei várias vezes e considero que há excesso de facilitismo. A economia é o que se sabe)


Se estão em posição de poder, mandam em alguma coisa ou alguém, se sentem segurança na sua posição social, declaram-se previsivelmente optimistas.

(Já diz o dita quem pode manda, quem deve obedece)


O combate pelo optimismo é uma das mais maçadoras pragas da vida pública. Se alguém escreve nos jornais ou aparece na televisão a mostrar algo errado, a criticar as filas de espera em qualquer instituição, a descrer da justiça que temos ou a mostrar repugnância pelo sistema educativo, logo é acusado de pessimista, descrente e céptico.

(Todos os críticos são os eternos pessimistas. As pessoas esquecem-se que sem crítica raramente há evolução)


É verdade que a qualidade de imprensa deixa muito a desejar. A facilidade com que os jornais não percebem os números, as estatísticas, os factos, as datas, as unidades de conta ou nomes é surpreendente. A quantidade de fontes anónimas ainda é de espantar. A superficialidade é pletórica.
(É necessária mais e melhor crítica em Portugal, os jornais são a fonte disso mesmo. Concordo plenamente com a mediocridade da grande maioria de publicações no nosso país. Por exemplo que luta faz a comunicação social pela preservação do ambiente? Quantas notícias lemos sobre este tema por semana?)