domingo, fevereiro 25, 2007

Porque não o Nuclear?

Faz hoje duas semanas que saiu no público uma entrevista com Thierry Dujardin - especialista em energia atómica na OCDE. Esta é uma entrevista que versa sobre as centrais nucleares e o contributo que podem ter como alternativa energética. É como se pode ver pela especialidade do senhor uma posição que pode ser um pouco parcial. Mas deixo algumas passagens que considero importantes e que merecem alguma reflexão, afinal o planeta é de todos e tal com o ambiente.

"A tecnologia existe hoje em dia, o nuclear é competitivo, os recursos estão disponíveis, é uma questão de vontade política."

"Entre a decisão de construir, as autorizações, a construção, os ensaios e a aentrada em operação estamos a falar de dez anos."

"A tecnologia de 4ª geração é muito mais ambiciosa. (...) estes reactores snão estarão disponíveis antes de 2025-2030."

"Há duas vias para os resíduos: o armazenamento directo de combustível e a triagem e reciclagem. Nos dois casos, as quantidades são muito pequenas, mas a reactividade é forte e é preciso passar por um período de armazenamento à superfície. (...) Há uma grande confiança em que estes resíduos possam ser armazenados impecavelmente duarnte milhares de anos. Há mais incerteza quanto ao que se pode passar em com mil anos. Mas felizmente a radioactividade decresce."

"Não gosto da ideia de um armazenamento mundial (de resíduos nucleares). (...) É preciso que as politicas energéticas sejam responsáveis."

"Com o ritmo de consumo actual (...) serão seis a sete séculos (de reservas urânio para as centrais nucleares). (...) 4ª geração, não será apenas uma questão de séculos, ams de milénios."

"(segurança?) Estou convencido que o funcionamento do parque nuclear nos países ocidentais, a nível de segurança, é excelente. O maior acidente, o de Three Mile Island, provocou muita emoção, muito stress, problemas de comunicação, mas nenhum problema radiológico.Tchernobil (...) era um reactor mal concebido, num sistema político que não permitia controlo em matéria de segurança nuclear. foi sobre tudo um acidente do regime soviético."

"Não direi que o nuclear é perfeito nem que deve ser excluido por ser perigoso. tratado de maneira razoável, em democracia, com autoridades de segurança independetes, operadores responsáveis e uma informação transparente pode trazer benefícios em matéria de politica energética."

Comentários:

Concordo que é um recurso energético aliciante, mas por alguma razão, nos países em que esta energia é utilizada, estão a encerrar muitas centrais...  

todas as centrais têm um tempo de vida útil. esta pode ser uma razão para o encerramento.  
Enviar um comentário

«Inicial