quarta-feira, outubro 10, 2007

Podia ser mais claro...

No dia 29 de Novembro realiza-se a prova de seriação (exame do Harrison) para todos os que querem ter acesso ao ano comum em 2008 e para escolha da especialidade, a iniciar em 2009.
Uma das razões apontadas para a realização deste exame é uma maior transparência no acesso à especialidade. Em nome dessa transparência várias centenas de páginas têm que ser "empinadas" de lés a lés.
Se um concurso aberto (à semelhança do que se passa no Reino Unido), com avaliação de curriculos, é muito suspeito então porque só 8 meses depois de serem conhecidos os resultados (o mais tardar a 7 de Março) é que surgem os mapas de vagas (31 de Outubro)?
Parece-me que isto não é ser transparente, nem justo,...

Comentários:

Passamos todos pelo mesmo... reza para teres muitos filhos de ministros a fazer o exame na mesma data ... vais ver que as vagas são melhores :S
bem vindo a Portugal! :P  

pois ai estão 2 problemas, até podem ser 3.

1. as vagas serem feitas à medida dos concorrentes, na sua distribuição por especialidade e geográfica.
1.1 só serem divulgadas depois de serem conhecidos os resultadas. assim dá para ajustar mais um bocado.

2. aqueles que passam ou passaram por todos este processo, pouco transparente e estúpido, não se revoltarem e apenas dizerem estamos em Portugal. Não quero que o meu país seja confundido com uma qualquer ditadura ou república das bananas onde uns mandam e os outros baixam a cabeça e fazem.  

Não baixei a cabeça. Ninguém me impede de voltar a fazer o exame as vezes que quiser ... para além do mais, se pensares um bocadinho, apesar de tudo somos privilegiados em relação com os outros universitários, o emprego é, ainda, garantido. para além do mais se tiveres 100% entras exactamente naquilo que queres ...
se não tiveres sujeitas-te a escolher outra especialidade durante um ano (ano esse em que recebes ordenado e tens oportunidade de aprender com a prática)... eu não entrei na minha primeira opção e agora não trocava a especialidade onde estou por nenhuma outra!
Que outro metodo proporias de seleção que não o actual???  

julgo que a discussão não consiste (neste tópico) no método de seriação mas sim na clara e evidente falta de transparência da distribuição das vagas para o internato da especialidade.
Aliás,a meu ver, fazia muito mais sentido que os hospitais fizessem o seu mapa de vagas num período de por exemplo 5 anos com as que iriam abrir anualmente do que neste esquema actual. Obrigaria a um planeamento a longo prazo que muitas vezes não parece existir e para além disso tornaria tudo muito mais claro.
Obviamente que continuaria a haver anos "beneficiados" mas não daria para "esticar" as vagas até á nota desejada...  

Os hospitais fazem o mapa de vagas para muitos anos!!! O facto de só abrir uma vaga em cardiologia no HSJoão, por exemplo, não é da responsabilidade do serviço. Este dá a informação ao ministério de que tem, por hipotese, 5 capacidades formativas ... o ministro decide que só abre 1 vaga...
O problema está em quem governa o país ... e agravou-se com a reforma e eliminação do internato geral!!!
Política! Não gosto!
Não é baixar a cabeça!!! No dia em que realmente me desagradar ... tenho uma comunidade europeia à minha espera!
Muitas felicidades para o teu exame! ;)  
Enviar um comentário

«Inicial