sexta-feira, março 07, 2008

ainda a Champions

Apesar do muito querer o Porto não teve capacidade nem qualidade suficiente para ultrapassar o Schalke. Na vertente das capacidades tanto a física como a mental foram muito afectadas. No que à qualidade diz respeito, a meu ver houve falta de qualidade de planemento o que veio a interferir com a capacidade física e invariavelmente na mental.
A meu ver os jogadores que mais se apresentavam cansados durante o prolongamento eram: Lucho, Lisandro e Quaresma. Coincidência ou não são na actualidade os jogadores mais importantes da equipa. São também jogadores que tinham vindo a ser poupados nos últimos jogos. Será que a poupança foi benéfica?
Porque será que Sir Alex Fergusson critica o esforço que Ronaldo faz pela selecção nacional? Um jogador que faz 50 ou mais jogos, ao longo de um ano, ao mais alto nível, que diferença faz mais um ou menos um?
O problema está na recuperação dos jogadores. Cada jogador tem a sua recuperação, consoante o seu esforço. Cada clube tem os seus métodos. Mas a recuperação ser for bem feita pode potenciar as capacidades físicas de um jogador. Assim se chega à questão do ritmo de jogo que Jesualdo Ferreira tanto fala. Mas o Professor esqueceu-se que para manter um ritmo elevado é preciso andar rápido e mais do que isso estar habituado a andar rápido. Coisa que em Portugal não acontece muito. Se o Porto imprimisse um ritmo de jogo muito elevado no campeonato, provavelmente haveria muitos jogos que conseguiria vencer por 4 ou mais golos de diferença. Um outro exemplo são Ronaldo e Quaresma, alguém acredita que o Ronaldo no Sporting alguma vez atingira o nível em que se encontra? ou que Quaresma se sair do Porto não evoluirá mais (dependendo também do campeonata e equipa para que for)?
Assim e para finalizar, penso que faltou um pouco de organização e ritmo ao Porto para ultrapassar o Schalke.