domingo, março 30, 2008

Estado Corrupto

Este fim de semana foi intenso no que à corrupção diz respeito. Tudo começou, no aquecimento, quando no final da semana se soube que conseguiram levar Pinto da Costa a tribunal, no Apito Dourado. Continuou com uma notícia dum programa na Al Jazeera, em inglês, que retrata Portugal com um país corrupto, dando o exemplo da sua capital (aqui José Sá Fernandes, é retratado como o herói). E culmina com a entrevista de António Borges, ao Público Domingo, onde este retrata o Estado como repressivo e manipulador.

Em relação ao Apito Dourado, não gostaria de fazer muitos comentários uma vez que sou portista e (poderia) facilmente enveredar por uma visão mais apaixonada. Essa mesma paixão que muitos comentadores e mesmo alguns dos envolvidos no caso parecem não conseguir esconder. Contudo, gostaria de deixar claro que apesar da minha cor clubística, considero este processo um claro desviar de atenções em termos do panorama nacional. Deixo apenas algumas evidências: nos últimos anos o Porto tem obtido bons resultados tanto dentro como fora de portas; todos consideram José Mourinho como o melhor treinador português;... Não será um pouco ridículo levantar suspeitas em jogos que terminaram empatados, numa época em que se é treinado pelo melhor treinador do mundo (da altura) e se conquista não só o campeonato nacional como também a taça de Portugal e a Liga dos Campeões?

Em relação ao programa da Al Jazeera, confesso que não vi o episódio mas acho caricato que muitas das mais altas figuras políticas nacionais (primeiros ministros e presidentes da república) tenham dado o "salto" da presidência da câmara alfacinha.

No que à entrevista de António Borges diz respeito, tenho a dizer que a li e que gostei do seu ponto de vista. Vista sobre a economia (área de que entendo pouco) nacional e internacional e ainda mais sobre a política nacional. Aqui ficam algumas citações no que à política diz respeito:
"O Estado cria um ambiente repressivo e depois levanta as restrições em projectos que escolhe: estamos perante uma política orientada pelo Estado naquilo que interessa e que é de apoio a grandes projectos e que deixa para trás o grosso da economia que vive em crise de sobrevivência"
"... passando pelo controlo de grandes interesses económicos ... este (Governo), em particular, tem sido de uma eficácia extraordinária a atingir os seus objectivos de controlo."
"Em Portugal, ou por incapacidade ou por incompetênciam os empresários e os accionistas privados acabam por se deixar com muita facilidade absorver pelo poder político."
"... apresentei uma moção ... na segunda feira, logo de manhã, fui chamado ao gabinete do ministro Manuel Pinho, que me comunicou que todos os contractos com a GS (empresa na qual era vice-presidente) estavam cancelados a partir daquele momento. (...) para renovar as equipas que trabalhavam com o Governo"

Bem, ao que parece estamos perante um estado bastante corrupto em que as atenções são desviadas da razão ("gestão nacional", vulgo política) para a paixão (futebol).