segunda-feira, abril 14, 2008

Criação

O Homem a cada minuto que passa sente uma força impulsiva de criação. Criamos de tudo um pouco, mas ainda não conseguimos criar a vida (de modo artificial entenda-se). Não conseguimos ou quase não conseguimos, pois as investidas na clonagem são cada vez mais intensas e profundas. Desda Dolly até hoje a evolução tem sido imensa.
Mas haverá alguma regulamentação que consiga pôr cobro à utilização inapropriada da clonagem? Penso que não! Tal como se foge aos impostos também a "necessidade" de ultrapassar desafios e ser "mais do que os outros" por vezes fala mais alto do que as "regras". Contudo esses infractores não são os verdadeiros cientistas, mas sim uns puros oportunistas que impedem que o nosso conhecimento possa evoluir à velocidade que desejamos. Lembro Einstein, que sentiu um profundo pesar quando tomou conta das consequências da descoberta da Teoria da Relatividade.

Assim, não esqueçamos que a clonagem não é o Santo Graal. Ela pode criar algum avanço mas não mais do que isso. Poderá haver um tempo antes da clonagem, mas também haverá muito além dela. Este filme é um bom exemplo disso.