domingo, novembro 28, 2004

Na saúde, como no futebol...

No futebol existem 2 tipos de equipas. Existem aquelas que apostam na formação, apostam em ter os melhores jogadores e treinadores, a equipa mais competitiva e mais trabalhadora. Normalmente são as equipas que ganham. Por outro lado, existem as equipas que apostam no controlo do sistema, na pressão aos árbitros e pela influência nos meios de comunicação. Às vezes atingem alguns resultados (efémeros), tantas vezes "martelados" pelos media, que acabam por parecer verdade.

É pena que os governantes deste país ainda não tenham tido a "inteligência" de analisar os fenómenos desportivos. Certamente que aprenderiam alguma coisa. Ora vejamos, se o Sr. Ministro da Saúde, em lugar de estar preocupado com a proletarização da classe médica, com as obstruções burocráticas colocadas à prática da medicina, com o descrédito na praça pública da classe médica, com a obsessão doentia pelos genéricos, e pressionado pelos grandes grupos económicos e pela ANF, talvez se pudesse preocupar em ter a melhor equipa, os melhores estádios e os melhores treinadores. Ou seja, talvez se pudesse preocupar com a formação dos jovens médicos, com as condições de trabalho terceiro-mundistas que se tem nos hospitais públicos portugueses, com a desburocratização do acto médico, com a implementação de sistemas de informação credíveis e funcionais, etc...

Quando é que a classe política se convencerá que a melhoria dos cuidados de saúde e a diminuição dos custos de operação do SNS passa pela melhoria das condições de trabalho, pela dignificação dos médicos, pelo aumento da satisfação profissional dos profissionais de saúde e acima de tudo, por uma aposta forte na qualidade da formação prestada.

Se existe alguém com capacidade e interesse para melhorar a saúde dos portugueses, então esse alguém serão os médicos. Não poderemos portanto continuar com uma governação a afrontar os médicos, com uma governação contra os médicos.

Está na altura de ajudar os médicos a melhorar a saúde!!!

Entretanto deixo-vos com uma imagem do nosso belo país (que não tem culpa do povo que tem...), captada hoje, numa bela tarde de nevoeiro.

S. Leonardo - Douro - Portugal Posted by Hello

PS - Benvindos Francisco, Guilty e Betadine

Comentários:

Apoio entusiasticamente a sua opinião!
Linkarei o vosso blog no meu!  

Medman
este post contraria o que fizeste sobre a dissolução do parlamento. A política de saúde deste ministro era quanto bastava par dissolver o governo
abraço  

Caro Gin,
Antes de mais, obrigado pelo visita.
Quanto à política de saúde aqui criticada, em nada choca contra a minha posição de repúdio pela dissolução do parlamento. Aliás, as políticas de saúde e de justiça de "todos" os governos de que me lembro, têm sido uma lástima. Esta política de saúde não é pior do que as outras, é igualmente má. Daí que não se resolva com uma simples "dissolução da assembleia". Resolver-se-ia, isso sim com uma mudança de atitude por parte dos partidos políticos, que nenhum tem coragem de tomar. Só podemos ter esperanças de mudar, com uma mudança de atitude, de valores e de princípios.

Volta sempre.  
Enviar um comentário

«Inicial