terça-feira, dezembro 21, 2004

"Hipólitos"

Terça-feira de manhã...

Entra no consultório muito asustada, a perguntar se "posso dar uma palvrinha ao sôtor"?.
Qua a mãe dela, já tinha andado na consulta de gastro no hospital e agora precisava de ir lá outra vez. Tinha telefonado para o hospital e disseram que não podia ir lá directamente. Que tinha que ir ao médico de família pedir um P1 (apesar de os pedidos de consulta ao hospital em questão serem feitos por fax...).
- Mas afinal o que é que se passa? A sua mãe onde está?
Estava na sala de espera... Onde entretanto a foi chamar.
- Ó Sr. doutor, o que se passa é que há 3 anos, fui ao hospital tirar os "hipólitos" que tinha no intestino. E agora preciso de ir lá outra vez.
E passa-me um relatório de colonoscopia para a mão: polipectomia a 2 pólipos no sigmóide.
- Mas precisa de ir à consulta de gastro outra vez porquê?
- Porque eles mandaram-me chamar...
!!! ??? ### ??? &&& ???
- Mas se a mandaram chamar, não precisa de "P1".
- Ó "sôtor"
- interrompe a filha - , eu é que telefonei para lá, porque ela está com os "hipólitos" outra vez...
- Mas porque é que acha isso? Queixa-se de alguma coisa?

- É sôtor... Está outra vez com os mesmos sintomas.
- Pois, mas que sintomas são esses?
- Ó sôtor, não consegue obrar bem...
- D. Lídia (a mãe) afinal o que é que sente? Custa-lhe a obrar?
- Tem marés doutor. Tem marés que sim, tem marés que não. Eu não sei (então quem sabe, pergunto-me eu...). Mas lá do hospital é que me mandaram chamar... A dizer que eu preciso de ir lá com um P1...

Serve esta pequena história (verídica) para ilustrar a falta que faz ter um sistema de saúde integrado e em que os cuidados primários e hospitalares possam, de facto, funcionar como equipa e comunicar entre si...

Mas no final... A culpa é sempre do médico... Que fazer? Fazer a vontade à doente e mandá-la para gastro? Ou fazer a vontade ao estado e não mandar? Ou fazer a vontade ao gastroenterologista e requisitar uma colonoscopia para a privada? Ou fazer a vontade ao médico de família e esbofetear enviar estes utentes para outro médico?
Haja paciência... e saúde!!!

Comentários:

O número (percentual) de licenciados na turquia é superior ao português. Saímos e voltamos a entrar ? Não entrávamos !  

Os turcos só não entram porque o Vaticano não quer!!! Quanto a nós, cada vez mais estamos por favor... E se a mentalidade não evoluir, estamos aqui estamos a tentar aderir à Mercosul!!!  
Enviar um comentário

«Inicial