sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Educação

A educação em Portugal não tem tido nota positiva. Os exames de matemática, do 9º ano, apresentaram médias negativas em todos os distritos do país e a nacional foi pouco superior a 7 valores.
Foram apresentadas algumas causas para estes resultados: dificuldades de interpretação de texto e resolução de problemas, ausência de hábitos de trabalho, falta de capacidade de concentração e motivação, falta de maturidade e, ainda, a possibilidade de transitar de ano e/ou ciclo sem obter a aprovação à disciplina. Os professores referem mais alguns obstáculos como a grande extensão dos programas, carga horária insuficiente e turmas numerosas.
Para tentar debelar esta "incapacidade" nacional os professores propõem a criação de mais clubes de matemática, laboratórios da mesma, salas para estudo orientado e a criação de horários para apoio dos alunos. Para isso solicitam, ao ministério da educação, um reforço da carga horária da matemática, a criação de turmas mais pequenas e a atribuição de mais fundoa para a aquisição de material. Nas salas de aula deve insistir-se na resolução de problemas, treinar o raciocínio demonstrativo e utilizar materiais manipuláveis.
A ministra lembrou que as aulas de estudo acompanhado, já, representam 17% da carga horária e admite o desdobramento de turmas a partir do próximo ano lectivo.
Eu, proponho que sejam "prescritos" mais exercícios para resolver em casa (procurando incutir os tais hábitos de trabalho), que haja um planeamento daas aulas de estudo acompanhado e aplaudo vivamente a redução do número de alunos por turma (visto que permite um melhor acompanhamento destes e cria mais postos de trabalho).