sexta-feira, maio 12, 2006

Queima das Fitas e "Zeca-Faz-de-Tudo"

No Porto já estão as Fitas (e os fígados) quase todas queimadas.

Ao que parece, e devido à declaração de Bolonha, esta pode ser uma das últimas Queimas das Fitas. Tudo isto porque, e ao que parece, esta dita declaração não prevê o interregno para tal festividade (que ao que sei, não se festeja por todo o País e provavelmente só existirá neste cantinho Lusitano).

No entanto, com Bolonha ou sem Bolonha, a Queima (muito provavelmente) deixará de ser vivida tão intensamente pelos finalistas, de Medicina. Finalistas esses a quem é "dedicado" este período. Com a introdução do (6º) ano de prática clínica e o estudo para o exame que dá acesso à especialidade (sim porque em Portugal só as notas - da pauta, ou de qualquer tipo - contam), a realizar em Outubro, convenhamos que não deverá sobrar grande tempo para "rebentar" com alguns neurónios e hepatócitos.

Não chegava o exame que já é um peso enorme, pois vai decidir o futuro (e "sonhos") de muitos finalistas. Agora há também um ano de "Zeca-Faz-de-Tudo" (como na 3ª feira vi num dos carros que desfilou no cortejo, na Avenida dos Aliados). Pois durante o 6º ano os alunos têm que: pagar propina, trabalhar 42 horas semanais e 48 semanas por ano, realizar trabalhos para as respectivas disciplinas. Além destes não possuem: remoneração ao fim do mês, direito a calendário escolar (ou seja, férias de Natal, Páscoa, Queima, ...).

Será que é assim que vamos ter os alunos nas enfermarias, a ganhar experiência? Será que eles serão respeitados e se conseguirão "impor" para aprender? Nestes moldes (ou mesmo noutros) será o exame o melhor método de selecção?

Comentários:

Estamos com azar!
A Europa vai acabando com coisas divertidas que tinhamos por aí, como a Queima...
Em Espanha, já ataca a "siesta"...

Ninguém, na Europa, parece compreender as nossas identidades.

Os espíritos de Maastrich, Bolonha, Nice, Lisboa, etc., pairam sobre nós!  

o nosso sistema de deducação deixa muito a desejar...
contudo, como futura colega de serviço, espero que tudo corra pelo melhor, e que os médicos ultrapassem esta fase aprendendo a ser bons profissionais.

beiju***  

apenas 1a pekenina correcçao...o exame de acesso a especialidade realizar-se-a em dezembro e n em outubro (era impossivel ser em outubro pois desse modo os alunos de coimbra teriam apenas algumas semanas para estudar, pois o sexto ano em coimbra termina em setembro)  

ola caro colega ;)

nem tudo é tão mau como pode parecer. vou fazer exame em dezembro e isso está longe de me parecer uma justa forma de selecção - isso é um facto.
mas isso n me impedir ter uma grande e inesquecível queima de finalista :)

n trabalhei (e ngm do meu ano trabalhou ;) 42 horas semanais na FMUP, e garanto-t q qd chegares lá vais ver k há anos muito mais cansativos. mas acima de tudo, foi o ano em que mais me ensinaram e mais autonomia me foi dada, e arriscaria dizer que aprendi mais do que no restante tempo teórico que passei por esta casa. é preciso sorte, é certo - gente com disponibilidade e vontade de ensinar; mas mais do que tudo é preciso vontade e iniciativa de aprender.

boa sorte para os restantes anos que se avizinham!

ana  

[correcção]... e dai k se calhar ja sabes o que é passar pelo 6º ano... se calhar até já passaste por la :)  
Enviar um comentário

«Inicial