segunda-feira, abril 24, 2006
Escolha múltipla
Quais serão as razões para se realizar um exame de português com respostas de escolha múltipla?
- Facilitar a tarefa aos alunos fracos e médios?
- Castrar a capacidade de elaboração de pensamento?
- Não avaliar a capacidade de escrita (o que acho fundamental numa disciplina como o português) do aluno?
- Falta de culto da excelência?
- Todas as anteriores.
Será que com este tipo de exames, logo no ensino secundário, estamos a defender a língua, cultura e o desenvolvimento português?
Comentários:
«Inicial
tás parvo ou fazes-te?? podes muito bem ser um médico de primeira, ou de segunda.. ou de terceira.. ixo n importa.. mas se dizes ixo e sim... és livre de mostrar a tua opinião... é porque não conheces mesmo nada sobre o que estás a falar...
vai fazer essas tais escolhinhas múltiplas que supostamente apenas vão facilitar os alunos mais fracos e são um atentado à cultura,,, pelo menos à tua.. nao é? vai.. vai fazer as escolhinhas múltiplas de portugues.. como se fossem a coisa mais fácil... vai é estudar.. aposto que nem 1 acertas... ou ainda vês eufemismos nos pacientes?
vai fazer essas tais escolhinhas múltiplas que supostamente apenas vão facilitar os alunos mais fracos e são um atentado à cultura,,, pelo menos à tua.. nao é? vai.. vai fazer as escolhinhas múltiplas de portugues.. como se fossem a coisa mais fácil... vai é estudar.. aposto que nem 1 acertas... ou ainda vês eufemismos nos pacientes?
Enfim...tendo filhos em idade escolar digo e repito, o ensino está de rastos, não se sabe ensinar, e os miúdos por sua vez não sabem estudar...o ensino é facilitador da preguiça!!
Quando estudo com a mais velha...indigno-me, a papinha toda feita, não fazem com que os miudos descubram o prazer de descobrir matérias...
Por isso concordo plenamente consigo!!!
Quando estudo com a mais velha...indigno-me, a papinha toda feita, não fazem com que os miudos descubram o prazer de descobrir matérias...
Por isso concordo plenamente consigo!!!
Facilitar e agilizar correcções?
Não obrigar a haver comissões de fiscalização de critérios de avaliação?
Estupidificação do sistema?
Garantir que os professores de português não dão erros gramaticais nas correcções?
E os exames de cruzes da FMUP? Serão melhores?
Não obrigar a haver comissões de fiscalização de critérios de avaliação?
Estupidificação do sistema?
Garantir que os professores de português não dão erros gramaticais nas correcções?
E os exames de cruzes da FMUP? Serão melhores?
Bem, como estudante do 9ºano, acredito que essas perguntas de escolha múltipla facilitem imenso o exame que irei ter de fazer no final do ano. Se assim não fosse, muito mais gente reprovaria. Imaginemos que a fraqueza de um aluno é Matemática. Se tiver escolhas múltiplas no exame, a probabilidade de acertar é muito maior, do que se tiver de resolver um problema ou apresentar cálculos, que também estão no exame para distinguir os médios dos bons alunos. Mas para facilitar a vida aos médios, admito.
Não pode exigir um exame de português apenas com perguntas de desenvolvimento! Basta um português menos correcto para chumbar no exame.
Mas estou a falar do 9ºano. Talvez no 12º, devessem ser mais rígidos, mas não sei se assim é.
Não pode exigir um exame de português apenas com perguntas de desenvolvimento! Basta um português menos correcto para chumbar no exame.
Mas estou a falar do 9ºano. Talvez no 12º, devessem ser mais rígidos, mas não sei se assim é.
McCap, concordo plenamente consigo. É por saber que os exames da FMUP não são os melhores e que se realizam estudos (completamente) diferentes consoante o exame apresentando, que me insurjo contra as escolhas múltiplas.
A Escolha Múltipla promove um estudo baseado no decorar, rápido, de alguns pormenores (muitas vezes encontrados em exames já antigos). É um incentivo à identificação do problema (a certa ou a errada).
Por outro lado os exames em que se tem que escrever (o que já não sabemos fazer...)requerem um estudo muito mais trabalhoso, em que é necessário encadear ideias e fundamentar conceitos. Não se trata apenas duma questão de identificação mas sim nomeação, encadeamento e justificação de conceitos.
Como será o futuro se não promovermos a excelência?
Como será o futuro se apenas conseguirmos identificar? Como resolveremos os problemas identificados?
PS: uma última palavra para a Inês. Não é por facilitarmos que vamos estar a ajudar os outros. Só aqueles que trabalham verdadeiramente é que merecem a recompensa (passar de ano), não aqueles que nada fazem e que por sorte conseguem acertar em meia dúzia de questões.
A Escolha Múltipla promove um estudo baseado no decorar, rápido, de alguns pormenores (muitas vezes encontrados em exames já antigos). É um incentivo à identificação do problema (a certa ou a errada).
Por outro lado os exames em que se tem que escrever (o que já não sabemos fazer...)requerem um estudo muito mais trabalhoso, em que é necessário encadear ideias e fundamentar conceitos. Não se trata apenas duma questão de identificação mas sim nomeação, encadeamento e justificação de conceitos.
Como será o futuro se não promovermos a excelência?
Como será o futuro se apenas conseguirmos identificar? Como resolveremos os problemas identificados?
PS: uma última palavra para a Inês. Não é por facilitarmos que vamos estar a ajudar os outros. Só aqueles que trabalham verdadeiramente é que merecem a recompensa (passar de ano), não aqueles que nada fazem e que por sorte conseguem acertar em meia dúzia de questões.
Parece-me que um exame da disciplina de Português, a qualquer nível não deve ser de escolha múltipla. E parece-me ser esta asserção demasiado óbvia para obrigar a grandes explicações. A disciplina de Português é a explicação do fermento que é a nossa língua. O Português existe porque se escreve. É escrevê-lo. A escolha múltipla é cruzes, não se escreve. é um pouco como a passagem automática dos alunos do 1º ciclo...
Antes de criticares os exames de Português devias aprender que remuneração escreve-se com U (post do Queima das Fitas e "Zeca-Faz-de-Tudo")
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