quarta-feira, setembro 19, 2007

Educação

Ouvi hoje a ministra da educação a dizer que o chumbo de um aluno é não só factor de exclusão do mesmo, como também é mau para ele, para o professor para a escola e para o país.
Questiono-me se será melhor um aluno que não atinge os objectivos mínimos seja aprovado ou se tenha que atingir esses tais objectivos predefinidos? O que será melhor para o país?

Outra das afirmações que me deixou incrédulo é o número de candidatos ao ensino superior, o que para a srª ministra demonstra um incremento do final do ensino secundário com sucesso, ser uma prova do não facilitismo por parte do Governo. Demagogia pura! O facilitismo verifica-se a nível dos exames nacionais. Se estes são fáceis então mais alunos concluem o ensino secundário e podem tentar a sua sorte no superior (será que lá irão ficar muito tempo?).

Para concluir e demonstrar a "brincadeira" que é a educação em Portugal gostaria de deixar apenas 2 exemplos:
1. os estabelecimentos de ensino privados iniciaram as suas aulas 1 ou 2 semanas antes da grande maioria das escolas públicas;
2. que tal iniciar um ano lectivo com 1h30m de Estudo Acompanhado? Estudar o quê? É assim que os alunos vão aprender a estudar? Esses tempos até poderiam ter muito interesse mas se os professores exigissem dos alunos, se houvesse os velhinhos TPC's, etc, etc.

É nestas alturas que, mesmo sabendo pouco, penso para os meus botões:
"devia aparecer um novo Salazar, uma pessoa que AMASSE Portugal e quisesse um povo culto, educado, civilizado, etc...

Comentários:

Um Salazar é que era! Alguém que não permitisse que quem escreve "comcluem" terminasse o 9º ano, quanto mais uma licenciatura!
Se há coisa que o Salazar lutava era por um povo culto e civilizado... Ele sabia que qualquer pessoa culta e civilizada não o suportaria a ele, ao seu regime, às suas ideias e às suas políticas.  

obrigado pela correcção.  

Não foi o Salazar que anulou a abertura da maior parte das Univesidades que foram criadas depois do 20 de Abril? Dizer que o Salazar queria um povo educado, civilizado e culto é uma de duas coisas: 1 - cegueira ou 2 - ignorância.

Que mau exemplo para um post tão bom...  
Enviar um comentário

«Inicial