sábado, novembro 17, 2007

Portugal exportador

Portugal é um país periférico na Europa. Não tem grandes bens que possa exportar, mas parece que com esta onda de Drs e Engenheiros gerada pelo governo pode surgir qualquer coisa para "mandar lá para fora".
Actualmente, e principalmente por não haver cuidados de saúde oral nos hospitais públicos, muitos dos dentistas formados com os impostos de cidadãos nacionais vão para Inglaterra, Suécia, etc. Parece chegada a altura dos médicos tomarem o mesmo rumo. Isto porque por cá o ministro apregoa a falta de médicos e afinal não tem onde colocar os recém licenciados... Contudo as vagas para as faculdades continuam a abrir em catadupa, não existem provas de selecção (principalmente ao nível do português falado, lido, ouvido e escrito) credíveis para os estrangeiros que cá queiram exercer, o que aumenta bastante os médicos candidatos ao Ano Comum.
Ao que parece existe um completo descontrolo na saúde, principalmente ao nível de recursos humanos, de estabelecimento de prioridades e organização de planos.