sexta-feira, março 14, 2008

A Morte do Norte!

A criação de portagens nas SCUT que rodeiam a cidade do Porto vão ser a sentença de morte da região Norte, muito mais do que o isolamento do Porto. Não fosse esta a região mais fustigada pelo desemprego e muito dependente (pelo menos outrora o terá sido) da indústria, verifiquem que as duas SCUT que irão ser portajadas (A28 e A42) ligam a cidade do Porto a Viana do Castelo e a Lousada, respectivamente. Ambas atravessam e servem áreas com desenvolvimento industrial considerável, como os casos de Esposende (no caso da A28) e Paços de Ferreira (na A42). Verifique-se que as portagens instaladas nestas vias irão restringir os acessos de muitas empresas ao Porto de Leixões, o que tornará mais dispendioso o transporte tanto de matéria prima como de produtos finais.

Este acaba apenas por ser mais um ponto de vista, no meio de tantos outros como o da Câmara Municipal da Maia ou a ausência de alternativas. Pelos critérios impostos pelo governo as portagens deveriam ser abolidas entre Braga e Guimarães; entre Porto e Braga; entre Porto e Amarante; entre Porto e Guimarães; entre Guimarães e Póvoa. Em suma, não deveriam existir portagens no Norte (a fazer fé nos critérios estabelecidos pelo governo, como é o caso de um tempo de percurso superior em 30% pelo trajecto alternativo). Mas que as coisas sejam feitas sem clareza, já nós estamos habituados....
Este texto também pode ser lido em: A Culpa é do Médico

Comentários:

Totalmente de acordo.  

E porque nao criar um passe para todas as portagens do Pais?
Com um passe para todas as portagens do Pais, os portugueses poderiam utilizar todas as Auto-estradas e SCUTS sem pagar mais que o passe para auto-estradas anual.
Se o Governo em conjunto com as concessionarias cria-se um passe que custasse 300 euros por ano para os veiculos ligeiros e um pouco mais para os pesados, os portugueses e empresas portuguesas teriam mais mobilidade, a segurança rodoviaria aumentaria pois autoestradasa sao mais seguras que as estradas nacionais lotadas de carros, e o PIB portugues aumentaria porque o aumento na mobilidade é um estimulo a instalaçao de empresas um pouco por todo o territorio portugues.
Deixo aqui o apelo para que em lugar de nao haver portagens em algumas SCUTS, se crie um passe para as portagens de todo o pais, em forma de selo ou dispositivo electronico como o da via verde que seria detectado ha entrada e saida da autoestrada de forma a que os portugueses possam utilizar a vasta rede de autoestradas do Pais de forma democratica e nao haja uns que paguem portagens pelos outros.
passem a mensagem de criar passe para portagens de todo o Pais.  

hfrsantos,
essa sua proposta vai de encontro ao que se pratica na Suiça (não conheço outro país onde assim o seja).
acaba por não ser uma má proposta. mas levanta uma outra questão, que é a itrodução de mais um imposto automóvel. Se reparar quando se compra um carro paga-se IVA, Imposto Automóvel e não sei se se paga mais algum. o que torna os carros muito mais caros do que pelo no da europa. Anualmente ainda temos o seguro, selo (imposto de circulação) e em muitos casos a vistoria (apartir do 4º ano de vida do carro).
a introdução de uma portagem mensal, semestral ou anual seria a criação de um imposto (de circulação) mais. além disso é óbvio que o preço não se ficaria pelos 300€/ano. pois imagine que uma pessoa que vá todos os fins-de-semana para o algarve, morando em Lisboa, gasta cerca de 35€ em portagens por fim-de-semana. se fizer cerca de 30 dessas viagens por ano são cerca de 1050€.
Agora, por outro lado uma pessoa que mora em Valoongo e trabalha em Matosinhos paga por cada viagem 0,3€, 0,6€ por dia. se contabilizarmos cerca de 300 dias úteis por ano são 180€.

se houvesse portagens em zonas com elevado congestionamento automóvel, não veria grande problema pois julgo ser uma forma de combater esse excesso de automóveis. agora, o estabelecimento de portagens (existentes ou não) quando as alternativas ao precurso pago são virtuais ou puras ilusões, não concordo.
deixo apenas mais uma sugestão, salvo o erro, julgo que tanto a A28 como a A42 são "pertença" da AENOR. será que não foi uma empresa que fez um grande investimento e que necessita de ter algum retorno mais? retorno esse que o estado não está disposto a suportar, agora que já habituou os condutores a utilizar aquelas vias e descurou as más alternativas que a elas estavam associadas.  

osso, nao seria um imposto mais. Seria um passe electronico (intransmissivel entre veiculos) que seria detectado pelos dispositivos da Via Verde. As portagens nas Autoestradas e nas SCUTS continuariam a existir. Nao quero acabar com o negocio das concessionarias, nem com os milhares de empregos dos portageiros. Quero introduzir um passe anual nao obrigatorio para os portugueses e residentes em Portugal que fazem percursos frequentes em Autoestrada ou SCUT e que lhes custa mais que 300 euros por ano. Os portugueses poderiam optar e comprar o passe para Autoestradas e SCUTs que custaria 300 euros por mes para veiculos ligeiros e mais para os pesados e teriam acesso a toda a rede de Autoestrada e Scuts do Pais.Os portugueses que viajam uma vez por ano na Autoestrada e todos os estrangeiros que veem a Portugal continuariam a pagar as portagens normalmente.O passe seria anual e intransmissivel entre veiculos.é necessario evoluir. como està actualmente o sistema das portagens so os ricos podem andar em autoestrada. Com o passe para autoestradasos portugueses que precisam destas vias poderiam ter um acesso ilimitado a toda a rede de SCUTS e Autoestradas sem que uns paguem portagens e outros nao. Quem quizesse acesso ilimitado à rede de autoestrdas pagaria o Passe para as portagens de todo o Pais.  
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