quarta-feira, outubro 05, 2005

O Tabaco mata!!!

Segundo um epidemiologista de Oxford, Sir Richard, um sexto da população mundial morrerá neste século devido a doenças relacionadas com o tabaco (incluindo o cancro), caso não sejam todas medidas radicais que levem as pessoas a deixar de fumar. Já há países em que se tomam algumas medidas. Há cidades (New York, por exemplo) em que é proibido fumar em lugares públicos. E em Portugal o que se faz???
Falou-se na possibilidade de ser proibido fumar em restaurantes e discotecas, mas não passou de uma troca de palavras. O que vemos e sentimos todos os dias é a permição do fumo em espaços fechados. Mesmo nos hospitais qualquer pessoa fuma, incluindo os profissionais de saúde. Estes deveriam assumir as suas responsabilidades e dar o exemplo no combate a esta "epidemia", mas provavelmente serão os primeiros a opôr-se a que a restrição que se encontra nas paredes seja realmente cumprida.

Comentários:

Pus aqui um comentário ontem mas q se passou??? Desapareceu???

Abraço da Zona Franca  

Temos 2 problemas:
-legislação : concordo que todos os establecimentos públicos deveriam ter uma área de não fumadores (com um sistema de ventilação eficiente para não serem incomodados pelo tabaco). Proibir tudo julgo que não é a melhor opção.
-não aplicação da legislação existente: a culpa é de todos nós (e não só dos outros/estado) que não forçamos a aplicação da lei.

Caro osso, julgo que a tua frase não está correcta. As mortes por doenças relacionadas com o tabaco (cardio e cerebrovasculares, neoplasias e dpco, ...) matarão a maioria das pessoas. No entanto 1/6 morrerá porque fumou e viveria mais algum tempo se não fumasse.  

Por exemplo, no Amadora-Sintra, alguns enfermeiros aproveitam uns intervalinhos para ir fumar para a sua saleta. Deixam a porta aberta e o fumo vai todo para os doentes do quarto em frente...  
Enviar um comentário

«Inicial