sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Bons ventos sopram do Minho

Em 2005 Portugal gastou 6 mil milhões de euro em energia importada. Vivemos num panorama energético "de país rico, que não quer saber do ambiente, que polui e resolve jogar dinheiro fora em vez de utilizar os seus recursos e criar emprego" (Carlos Pimenta, ex-secretário de estado do ambiente).
No entanto uma sociedade, no Alto Minho, lançou um projecto em 1999, que prevê a criação de 10 parques eólicos, com um investimento de 320 milhões de euro, até Julho de 2008. Estes parques suprirão as necessidades energéticas de toda aquela região (6 dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo) e ainda "exportam" para o restante território nacional. No entanto, até à data, só foram construídos 2 dos 10 parques, os mais pequenos por sinal, o que faz com que a maior parte do investimento ainda esteja por fazer.
Para além da energia produzida ainda há a criação de novos postos de trabalho. É necessária a produção de materiais e manutenção desses, o que faz com que seja criada um "AutoEuropa eólica" perto de Viana.
Em conclusão deixo as palavras de Carlos Pimenta: "...Não faz sentido andarmos a queimar petróleo, gás natural ou carvão quando temos sol, água e vento..."