segunda-feira, abril 24, 2006

Escolha múltipla

Quais serão as razões para se realizar um exame de português com respostas de escolha múltipla?
  1. Facilitar a tarefa aos alunos fracos e médios?
  2. Castrar a capacidade de elaboração de pensamento?
  3. Não avaliar a capacidade de escrita (o que acho fundamental numa disciplina como o português) do aluno?
  4. Falta de culto da excelência?
  5. Todas as anteriores.

Será que com este tipo de exames, logo no ensino secundário, estamos a defender a língua, cultura e o desenvolvimento português?


Comentários:

tás parvo ou fazes-te?? podes muito bem ser um médico de primeira, ou de segunda.. ou de terceira.. ixo n importa.. mas se dizes ixo e sim... és livre de mostrar a tua opinião... é porque não conheces mesmo nada sobre o que estás a falar...

vai fazer essas tais escolhinhas múltiplas que supostamente apenas vão facilitar os alunos mais fracos e são um atentado à cultura,,, pelo menos à tua.. nao é? vai.. vai fazer as escolhinhas múltiplas de portugues.. como se fossem a coisa mais fácil... vai é estudar.. aposto que nem 1 acertas... ou ainda vês eufemismos nos pacientes?  

Enfim...tendo filhos em idade escolar digo e repito, o ensino está de rastos, não se sabe ensinar, e os miúdos por sua vez não sabem estudar...o ensino é facilitador da preguiça!!

Quando estudo com a mais velha...indigno-me, a papinha toda feita, não fazem com que os miudos descubram o prazer de descobrir matérias...

Por isso concordo plenamente consigo!!!  

Facilitar e agilizar correcções?
Não obrigar a haver comissões de fiscalização de critérios de avaliação?
Estupidificação do sistema?
Garantir que os professores de português não dão erros gramaticais nas correcções?

E os exames de cruzes da FMUP? Serão melhores?  

Bem, como estudante do 9ºano, acredito que essas perguntas de escolha múltipla facilitem imenso o exame que irei ter de fazer no final do ano. Se assim não fosse, muito mais gente reprovaria. Imaginemos que a fraqueza de um aluno é Matemática. Se tiver escolhas múltiplas no exame, a probabilidade de acertar é muito maior, do que se tiver de resolver um problema ou apresentar cálculos, que também estão no exame para distinguir os médios dos bons alunos. Mas para facilitar a vida aos médios, admito.
Não pode exigir um exame de português apenas com perguntas de desenvolvimento! Basta um português menos correcto para chumbar no exame.
Mas estou a falar do 9ºano. Talvez no 12º, devessem ser mais rígidos, mas não sei se assim é.  

McCap, concordo plenamente consigo. É por saber que os exames da FMUP não são os melhores e que se realizam estudos (completamente) diferentes consoante o exame apresentando, que me insurjo contra as escolhas múltiplas.

A Escolha Múltipla promove um estudo baseado no decorar, rápido, de alguns pormenores (muitas vezes encontrados em exames já antigos). É um incentivo à identificação do problema (a certa ou a errada).
Por outro lado os exames em que se tem que escrever (o que já não sabemos fazer...)requerem um estudo muito mais trabalhoso, em que é necessário encadear ideias e fundamentar conceitos. Não se trata apenas duma questão de identificação mas sim nomeação, encadeamento e justificação de conceitos.

Como será o futuro se não promovermos a excelência?
Como será o futuro se apenas conseguirmos identificar? Como resolveremos os problemas identificados?

PS: uma última palavra para a Inês. Não é por facilitarmos que vamos estar a ajudar os outros. Só aqueles que trabalham verdadeiramente é que merecem a recompensa (passar de ano), não aqueles que nada fazem e que por sorte conseguem acertar em meia dúzia de questões.  

Parece-me que um exame da disciplina de Português, a qualquer nível não deve ser de escolha múltipla. E parece-me ser esta asserção demasiado óbvia para obrigar a grandes explicações. A disciplina de Português é a explicação do fermento que é a nossa língua. O Português existe porque se escreve. É escrevê-lo. A escolha múltipla é cruzes, não se escreve. é um pouco como a passagem automática dos alunos do 1º ciclo...  

Antes de criticares os exames de Português devias aprender que remuneração escreve-se com U (post do Queima das Fitas e "Zeca-Faz-de-Tudo")  

Chat com audio e video, blogs, sites gratis, amizades..a maior comunidade de Portugal  
Enviar um comentário

«Inicial