terça-feira, junho 13, 2006

Despovoamento

A maternidade de Elvas já fechou (mesmo contra uma decisão judicial!). Depois desta mais algumas se seguirão. E o que podem aquelas populações fazer? Permanecer na sua terra e ter filhos espanhóis (pois se nascerem em Espanha, o que serão? quanto muito têm dupla nacionalidade) ou fugir da "terra" e ir para o litoral (Lisboa, porque o restante país não é apoiado nem defendido), onde vamos ter uma aglomeração imensa da pouca população que nos resta.
Depois o que faremos com o deserto interior? Talvez o turismo seja uma solução milagreira, como que resolve-se o problema daqueles que lá vivem (que na grande maioria são idosos).
É assim que cada vez mais caminhamos para a realidade de um país deserto que quer ser o "jardim" da Europa, o local onde apenas são necessários "jardineiros" para cuidar da "terra", todos os outros estão de passagem. Já que os nossos governantes não apostam na natalidade, será melhor fugirmos todos de modo a tentarmos garantir a subsistência na nossa velhice (sem jovens não há reformas).


PS: custa-me aceitar a indiferença para com os Grandes. Mas Eugénio nunca será esquecido.

Comentários:

Isto só la vai com um novo Afonso (o Henriques)!  
Enviar um comentário

«Inicial