domingo, outubro 14, 2007

Optimismo vs Preocupação

Os 47 mil colocados no ensino superior são um orgulho para o Governo.
Mas como já defendi, por diversas vezes, o número de vagas existente nas Universidades é excessivo, não só em Medicina. Estes números levanta-me diversas preocupações.
1. Se por um lado este ano atingimos um número recorde (os tais 47 mil), daqui a 5 ou 6 anos vamos atingir outro, o de maior número de recém licenciados sem colocação no mercado de trabalho.
2. Com o facilitismo que impera no ministério da educação, onde "reprovar" é significado de más práticas, mediocridade da formação e ainda má qualidade dos professores, cada vez mais o número de colocados no ensino superior aumentará (se assim as vagas o deixaram, o que não será problema pois será uma medida muito populista e que enganará muito boa gente) e alguns anos mais tarde as taxas de recém licenciados desempregados, com explicado no ponto prévio.
3. E quanto aos ordenados dos licenciados? Se actualmente há muitos que auferem o equivalente ao salário mínimo ou pouco mais, quando deveriam pelo menos receber o equivalente a 2 salários mínimos, como será no futuro???

Comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.  

Começo a ficar fã deste blog.
É que vocês dão memso nos pontos que eu concordo e da minha especial preocupação.
Este ensino superior tem mesmo que ser repensado e reestrurado.
E não pode haver espaço para mais falcatruas e facililitismos, tanto no ensino privado (e aqui há ás mãos cheias de exemplos) como no ensino público(aqui, infelizmente também conseguimos encontrar muitos maus exemplos).
EXAMES ANUAIS OBRIGATÒRIOS E IGUAIS para as disciplinas anuais fulcrais de cada curso - JÁ.
E o ensino seria tão melhor...  
Enviar um comentário

«Inicial