quinta-feira, dezembro 13, 2007

ANEM toma posição contra fraude

Ontem a ANEM (Associação Nacional de Estudantes de Medicina) emitiu um comunicado a denunciar algumas da irregularidades ocorridas antes e durante a prova nacional de seriação. Mas o que significa esta posição? Nada mais do que como resume Pedro Morgado (in Avenida Central), algumas acusações:
«Três dias antes da prova circularam informações por e-mail entre os colegas sobre o conteúdo da mesma, afirmando que no tema de Hematologia sairiam “perguntas repetidas”. Tal veio a confirmar-se, sendo onze das vinte perguntas sobre este tema iguais ou muito semelhantes às do ano anterior, incluindo uma pergunta à qual tinham sido atribuídas duas alíneas correctas pelo júri de recurso do ano passado.»
«relatos situações de fraude na Prova, aos que os vigilantes terão alegadamente respondido com uma atitude pouco mais do que passiva
«A prova não se iniciou, como exige o aviso de concurso, de forma simultânea a nível nacional, tendo a hora de início sido bastante variável, com atrasos verificados de até quarenta e cinco minutos

A ANEM não aponta nenhuma solução. Apenas pede que se procure não repetir no futuro erros do passado. Mas será que alguém acredita nisso? É óbvio que não! Principalmente quando aparecem questões corrigidas em anos anteriores surgirem com erros num exame. A posição da ANEM é muito abragente e pouco concreta e diz-nos em resumo, voltando a utilizar palavras do Pedro:
«Estas situações conduzem inevitavelmente à violação dos princípios da justiça e da igualdade no processo de seriação da escolha de Especialidade, e exigem uma resposta firme de todos os envolvidos»