quarta-feira, dezembro 15, 2004

Final feliz

Era já longa a noite de uma qualquer sexta-feira (ou sábado), quando irrompe pela sala de pequena cirurgia (educadamente) mais um "cliente". A noite estava a ser concorrida mas, por um acaso do destino naquele momento encontrava-me sozinho na sala.
Ele, um homem corpulento, dos seus 30 anos entrara a mancar.
Perguntei-lhe o que se passava, porque estava a mancar e todas as outras perguntas "da praxe". Acidente de moto. Tinha caído e batido com o joelho. Peço-lhe para "baixar as calças" para poder examinar o joelho, o que ele faz de pronto. Sem sinais aparentes de traumatismo.
Peço-lhe para se deitar na marquesa para fazer alguns testes simples e é então que reparo num volume considerável por baixo do casaco de ganga que trazia vestido... o coldre de uma pistola. Os meus olhos, ainda meio incrédulos seguem esse inesperado objecto até encontrarem a coronha de uma arma... Medo, muito medo.
Lá continuo o exame físico que tinha a fazer e aproveitando ter nas mãos o seu pé a realizar o movimento que ele considerava doloroso, acabo por reunir "coragem" suficiente para a pergunta fatal:

- Peço desculpa Sr. Silva, mas... qual é a sua profissão???

Rindo-se diz-me, para meu grande alívio: agente da PSP, reparou na minha arma foi?
Agora com mais alguma segurança, terminei o exame físico e pronunciei:
- Penso que se trata de uma ruptura de ligamentos do joelho, mas terei que o encaminhar para Ortopedia.
E foi o que fiz de imediato...

Cerca de 2 meses depois, estava eu, numa quarta-feira de manhã, na mesma sala de pequena cirurgia quando de novo o vejo entrar. Reconheci-o de imediato e perguntei-lhe como estava o joelho. Vinha de canadianas. Tinha sido operado há um mês. Subiu-me logo o ego... até tinha acertado no diagnóstico!!! Estava ali de novo por causa de um "tumor na nádega".

Calculando que traria a arma debaixo do casaco, resolvi "pregar uma partida" ao aluno do 4º ano que lá estava... Pedi-lhe para fazer o exame físico, a que ele acedeu de pronto e com vontade... Enquanto estava a fazer o exame, segredou-me:
- O Sr. tem uma arma!!!
Não consegui conter uma gargalhada... Afinal não fui o único "apanhado"...

Ah, é verdade... O tumor na nádega era um quisto sebáceo infectado... Levou antibiótico e programou-se a exérese do quisto.
Afinal, não foi mais do que um caso insólito... que ainda hoje me faz sorrir :)

Comentários:

És um praxista...  

Malvado... ;)  
Enviar um comentário

«Inicial