quinta-feira, janeiro 20, 2005
Aumento de propinas afasta mil alunos do Minho
O aumento de propinas afastou cerca de mil alunos da Universidade do Minho (UM), revelou o reitor Guimarães Rodrigues. Desde 2002, “cerca de 800 alunos, que estavam inscritos e que tinham duas ou três cadeiras para concluir o curso, resolveram acelerar para terminar a licenciatura”, declarou ao programa Rádio - Universidade, uma parceria TSF/DE, emitido no sábado. É esta a explicação avançada para a diminuição do número de estudantes que acabou por ser a justificação do Governo para um corte orçamental de 2,4 milhões de euros nas transferências do OE para 2005. O reitor garante que “há mais saída de alunos porque terminaram o seu curso e não uma baixa de procura”.
Apesar de reconhecer que é difícil quantificar, Guimarães Rodrigues admite que este ano lectivo cerca de “200 alunos tenham abandonado a UM por causa do aumento das propinas”.
Ou seja, dos 1000 alunos afastados, 800 foram porque "resolveram acelerar para terminar a licenciatura" - leia-se acabar o curso. É tão aborrecido pagar propinas... Veja-se lá que até estimula os alunos a acabar o curso...