quinta-feira, dezembro 30, 2004

O quarto de banho do quartel dos bombeiros...

PORQUE RAIO é que neste país é preciso uma declaração médica para tudo??? Ele é declaração médica para ir à piscina, para fazer ginástica, hidroginástica, body-combat, karaté, spinning, aeróbica, step, musculação, taek-won-do, yoga, ginástica para a 3ª idade, corrida no parque, passear os cães... um dia destes, vai ser preciso declaração médica para usar as casas de banho públicas, não vá alguém sentir-se mal lá dentro!!!

Mas afinal, o exercício físico não é suposto fazer bem???
Então porque raio é que obrigam as pessoas a ir ao médico para dizer que podem fazer exercício físico??? DEVEM!!! Todos devem fazer exercício (obviamente adaptado às suas condições específicas).
E em que circunstâncias é que o médico vai dizer que não podem fazer???
Ah, já sei... É porque de quando em vez morrem uns atletas de alta competição com morte súbita... E vai daí, toca a fazer ecocardiogramas e TAC a todos aqueles que querem correr um bocadinho...

Há cerca de 15 milhões de anos que o Homem pratica exercício físico. Aliás, cada vez pratica menos... e não é com estes entraves burocráticos que vão passar a praticar mais! Porque é que quem vai correr com os cães para o Parque da Cidade não precisa de declaração médica e quem quer ir fazer Yoga, tem de ir ao sr. doutor para ver se ele autoriza???

Enfim... ainda se os médicos de família não tivessem mais nada para fazer... Sempre era uma actividade para os manter ocupados! E depois os utentes queixam-se que não conseguem consultas...

Comentários:

Sou dirigente da Associação de Estudantes de uma Faculdade de Medicina. A nível do Desporto Universitário, são exigidos atestados médicos para a prática de desporto amador. Tenho nas "minhas" equipas o caso de um judoca de alta competição (por sinal Campeão Nacional Universitário) que viu o seu atestado médico (passado pelo Centro de Medicina Desportiva) recusado para a prática de futebol, por este dizer que o atleta estava apto para a prática de Judo. E esta hein?

Uma outra estupidez é ser necessário um atestado médico para a prática de xadrez. Pela lei, um jogador de Rugby da Selecção Nacional não pode jogar xadrez sem um atestado médico que especifique a sua aptidão ou a mascare com um vago "apto para a prática desportiva".  
Enviar um comentário

«Inicial