segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Às segundas leituras (II)

Esta semana foi rica em artigos ou opiniões... Como não podia deixar de ser, a aproximação das eleições, marca a actualidade nacional. Foi também durante esta semana amplamente evidente a influência dos meios de comunicação social nas decisões dos portugueses, a "labilidade opinativa" dos líderes partidários, a falta de memória da generalidade da população, o grande impedimento à modernização de Portugal e a intromissão inevitável da esfera privada na vida pública.

Internacionalmente, são ainda as eleições do Iraque que marcam as notícias e as reflexões sobre as relações Europa-EUA. Revejo-me particularmente neste texto, onde são expostas alguma noções de anti-americanismo que graçam pela esquerda intelectual europeia.
Ainda sobre o Iraque, uma reflexão sobre o papel de Portugal no conflito e a participação da GNR.
Em Madrid, assistimos a um déja vu, de causas ainda desconhecidas. Parece que (quase) tudo pode acontecer na capital vizinha.

Nas viagens pela blogosfera, encontrei acima de tudo as opiniões sobre a campanha eleitoral. Recomendo, entre todos um blog, uma história divertida e uma descontrução argumentativa do discurso do mais-que-provável-futuro-primeiro-ministro.

Finalmente, uma boa notícia de como se vai fazendo ciência em Portugal (investigação original sobre a utilização terapêutica de lentes de contacto impregnadas).
Uma notícia, no mínimo bizarra, sobre algo que é uma raridade em termos médicos - a gestação de gémeos em útero duplo.
Uma reportagem sobre a nova moda da prática médica nos EUA - ter um médico à disposição, 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano - para os "impacientes" mais abastados. Eu não me importava de ter alguns clientes assim.
E ainda tempo para reflectir uma vez mais sobre a posição da Igreja acerca do uso do preservativo...

Espero que possal (re)ler estes textos e que, se não se conseguirem rever neles (como eu me revejo), que pelo menos possam reflectir e tirar as conclusões por mote próprio, não pela intoxicação da comunicação social!
Até prá semana!!! e Happy Valentine's...

Comentários:

se queres que te diga, acho que não li nada daquilo que recomendas, mas ficam anotadas as dicas...
sim concordo que devemos tirar conclusões por nós próprios...e eu estudo comunicação social!!! :)  
Enviar um comentário

«Inicial