sábado, fevereiro 19, 2005

Reflexão

Enquanto as portuguesas e os portugueses (achei giro utilizar o "charme" santanista... :)) reflectem em quem vão votar amanhã (se é que vão votar), eu tenho é que reflectir "como" vou votar!

Enquanto as portuguesas e os portugueses ponderam se preferem votar à esquerda ou à direita (melhor dizendo ao centro, porque direita em Portugal é coisa que não existe), se preferem a agitação sa(n)tânica ou a sensaboria socrática, um estado regulador e ágil ou um estado pesado e burocrático, um país empreendedor ou um país subsidiodependente, a continuidade das reformas necessárias ou a mudança para o imobilismo do "diálogo", neste momento só penso se vou votar ou vou comer!!!

Eis o meu dilema: amanhã, das 08h às 20h estou escalado para o Serviço de Urgência, tendo direito a 1h30 minutos de "folga" para almoço e/ou lanche. Ora acontece que demoro cerca de 30m até chegar à minha secção de voto, mais 30 minutos para regressar, portanto restam-me 30 minutos para estar na fila para votar e almoçar... E como não sou militar, preso, doente ou representante de uma selecção nacional, não posso votar antecipadamente...

Espero que rapidamente o nosso sistema eleitoral (e já agora também o sistema político...) se modernize e permita o voto electrónico, de preferência em qualquer mesa de voto do país - se calhar era uma boa forma de diminuir a abstenção.

E por falar em abstenção... Espero que todos cumpram o dever cívico de votar. Votar em branco é uma opção válida, mas não votar é demitir-se das responsabilidades de escolher os representantes de "todos" na AR. E a desculpa de "não é com o meu voto que eles vão para lá" também não serve. Votar é um dever, tal como pagar impostos e cumprir as leis... os governos não podem ser eleitos pelo imobilismo generalizado e pela falta de participação cívica

Eu já me decidi... Vou votar! (também já decidi em quem), talvez dê para também comer...
Alea jacta est. O povo que é soberano amanhã vai decidir o que quer para o seu futuro, mas parece que eu e o povo temos ideias diferentes de qual é o melhor futuro!!! Sinto-me cada vez mais um estranho no meu próprio país...

Comentários:

Oh Medman! Tens direito a mais 1 hora só para ires votar.. só tens q falar com o Chefe de Equipa do SU para ele elaborar a "escala de voto". Votar antes de ser um dever é um direito. (estará alguém na tua secção de voto encarregue de passar o certificado em como foste votar para apresentares no SU). Mas por acaso, já que há mesas de votos no hospital para os doentes também deviam aceitar os votos dos eleitores escalados para a urg.. imagina que votavas em Coimbra? :) boa urgência
CrisVSousa  

Ter direito não tenho... Felizmente o dia foi calmo e deu para todos irmos votar descansados. Mas se os doentes estivessem à espera... lá se iam os "direitos". É que o doente tem que estar primeiro (apesar de alguns não merecerem...).

Se votasse em Coimbra, não tinha hipótese. E acredito que isso contribui bastante para a abstenção, por isso é que defendo uma alteração ao sistema eleitoral!  
Enviar um comentário

«Inicial