terça-feira, fevereiro 08, 2005

Pouco usada...

Estava eu no 3º ano da faculdade de Medicina, pela primeira vez de forma autónoma (mas na companhia de uma colega), a colher uma história clínica.
A D. Gabriela, tinha 72 anos e estava reformada por doença profissional (que não consegui descobrir qual) desde os 34 anos. Tinha um filho, do ex-marido de quem se tinha divorciado aos 32 anos.
Estava internada, em estado de anazarca (tinha edemas - água no tecido extracelular - generalizados), devido a descompensação da insuficiência cardíaca pós-isquémica que tinha há cerca de 7 anos.
Pode-se dizer que a D. Gabriela tinha uma história clínica simples e típica (que contava de forma pormenorizada, embora confusa), mas a sua história social tinha alguns dramas familiares. O maior dos quais tinha ocorrido quando 40 anos antes foi abandonada pelo marido, com um filho de 4 anos nos braços. Era então, operária têxtil e queixava-se já de lipotímias (desmaios) de repetição. Teve notícias do "marido" apenas 30 anos depois, quando ele apareceu de novo na "terra" e pediu o divórcio - parece que tinha estado no Brasil. Teve uma vida com necessidades vivendo actualmente com o filho, a nora e o neto.
Como qualquer história clínica de aluno do 3º ano da faculdade, estivemos horas intermináveis a "conversar" com a D. Gabriela, para espremermos mais algum sumo da história e ganhar a confiança dela. Fizemos as perguntas "da praxe" sobre a história reprodutiva e a menopausa e então, perguntámos acerca da sua actividade sexual.
E foi nesta altura que respondeu, com uma lágrima a escorrer pela face:
- Ó doutores... eu sou velha mas fui pouco usada. Só tive um homem na vida e desde que aquele &%$%&$ foi embora, nunca mais soube o que isso foi!
Ainda hoje, no meio dos sorrisos que esta expressão simples provoca, sou capaz de me lembrar da tristeza que acompanhou aquela lágrima...

Comentários:

"eu sou velha mas fui pouco usada" é lindissima essa frase faz-me lembrar, a ultima frase de "Amor em tempo de colera" de Gabriel Garcia MarqueZ é uma frase lindissima.
Apeteceu-me  

:)  
Enviar um comentário

«Inicial