quarta-feira, outubro 12, 2005

o outro lado dos Nobel

Existe muita investigação, na actualidade. Muitos dos investigadores acabam por ser galardoados com vários prémios. O que maior notoriedade tem é o prémio Nobel. Contudo nisto da investigação (como em quase todas as vertentes da vida) nem tudo são rosas (ou investigação útil, por assim dizer). À semelhança dos Nobel também existem os prémois Ignobel. Estes não procuram premiar aqueles que se destacaram pela positiva mas sim a investigação mais inútil do ano. Não existem áreas de atribuição de prémios fixas, este ano houve 10 distinções. Entre elas podemos encontrar:

Ignobel da Biologia: para o estudo em que foram catalogados os odores roduzidos por 131 espécies de sapos;

Ignobel da Nutrição: foi atribuido a um japonês que fotografou e analisou todas as suas refeições dos últimos 34 anos (e continua);

Ignobel da Economia: foi atribuido a um investigador do conseituado Instituto de Tecnologia do Massachusetts, pela invenção de um despertador que toca e foge, com a campainha sempre a tinir (o que obriga a pessoa a levantar-se e a chegar a horas ao emprego);

Ignobel da Medicina: atribuido ao inventor das soluções para os problemas psicológicos para cães casatrados, os neutículos (testículos artificiais de substituição para os cães castrados);

Ignobel da Paz: condecorou dois investigadores da Universidade de Newcastle por monitorizarem um único neurónio de um gafanhoto ... enquanto este assistia à Guerra das Estrelas.


Aqui estão algumas sugestões para os jovens investigadores portugueses, que desejam investigar dentro de portas e não possuem recursos financeiros, de modo a conseguirem atingir o brilhante número de 100 artigos publicados (sim porque todos os premiados pelos Ignobeis foram publicados) e poderem ganhar os prémios atribuidos pelo nosso (des)Governo.

Comentários:

Nao me parece, e mais facil ir ate Felgueiras, dar meia duzia de varinha magicas ao povinho, prometer micro ondas se for eleita, e depois das eleicoes meter uns trocados ao bolso........quais ignobeis qual carapuca isso de fazer investigacao-mesmo que investigacao surreal (ainda gostava de saber o porque da guerra das estrelas ehehehehe)-da muito trabalho,,,demora muito tempo e nem da direito a ferias pagas no Brasil!!!
So uma pergunta, sera que esta tudo maluco em Portugal??? Eleger o Valentao? A Fatinha? E o Tininho de Oeiras? Esses sim sao os verdadeiros Ignobeis!!! Mas sera que a justica em Portugal anda toda ocupada com a casa pia e permite que qualquer projecto mal acabado de pessoa concorra as eleicoes??
Claudia
Ps-Keep the good work  

A do japonês é obra...So aqueles gajso é que têm paciência para tal...

Abraço da Zona Franca  

Heheh ta comico!  
Enviar um comentário

«Inicial